Notícias

Conexão Alece discute saúde infantil, telas e vacinação com a pediatra Jocileide Campos

Por Narla Lopes
08/09/2025 09:46 | Atualizado há 18 horas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Reprodução/YouTube

O Conexão Alece, programa multiplataforma da Alece FM, conversou, na manhã desta segunda-feira (08/09), com a médica pediatra Jocileide Campos, especialista no acompanhamento do desenvolvimento de crianças e adolescentes em meio às intensas transformações da sociedade e da medicina. Na entrevista, ela falou sobre o papel da pediatria do futuro, apontou os principais temas que exigem atenção das famílias e explicou como a ciência tem avançado no cuidado com a saúde infantil.

Conhecida entre seus pacientes como doutora Jô, a pediatra ressaltou que o cuidado com a saúde da criança começa antes do nascimento. Segundo ela, tudo o que a mãe vivencia durante a gestação interfere diretamente no desenvolvimento do bebê, especialmente no aspecto emocional. “Os primeiros mil dias, que incluem toda a gravidez e os dois primeiros anos de vida, são decisivos. Afeto ou falta de afeto é determinante na vida das pessoas”, destacou.

Jocileide Campos explicou que as chamadas “birras” podem ter significados diferentes. “Às vezes é só uma birra: a criança quer um brinquedo e se joga no chão. Mas, em outros casos, pode haver uma história de rejeição. Ao ouvir um ‘não’, algumas crianças revivem o abandono. Nesses casos, pode ser necessário acompanhamento psicológico ou até psiquiátrico”, destacou. 

A médica também fez um alerta sobre como os pais lidam com esses episódios. Segundo ela, o uso da violência física pode agravar sentimentos de rejeição e comprometer o vínculo afetivo.

Outro tema abordado foi o impacto do uso precoce e excessivo das telas. “Hoje já existem comprovações científicas de que a tela prejudica a visão. E a tela não conversa com a criança. O adulto precisa estar presente para ajudar a interpretar e dar sentido ao que aparece na tela”, ressaltou.

Ela reforçou ainda que os adultos precisam dar o exemplo, já que o comportamento das crianças é influenciado pelos hábitos familiares. “Às vezes é tela zero para a criança, mas o pai e a mãe vivem no celular. O exemplo é fundamental. Nós somos os modelos desses pequenininhos”, alertou. 

Jocileide Campos também esclareceu a importância das vacinas para a proteção da saúde. Ela destacou que, além de prevenir doenças e mortes, os imunizantes também são capazes de evitar alguns tipos de câncer. E citou exemplos como a vacina contra a hepatite B e o HPV.

“Quem não tem infecção pelo HPV não vai ter câncer relacionado a ele. As meninas ficam protegidas contra o câncer ginecológico e os meninos contra o câncer de pênis e de garganta. Essa vacina não tem nada a ver com sexo. É sobre proteger contra o câncer no futuro”, salientou. 

A médica fez um convite especial para os próximos eventos da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep). Entre os dias 18 e 21 de setembro, Fortaleza sediará o 19º Congresso Cearense de Pediatria, que reunirá debates sobre saúde mental, bullying, obesidade, novas terapias, saúde indígena e quilombola, além de fóruns sobre formação médica e vacinação.

“Informação é a chave para tudo que você faz. Nós, profissionais, precisamos estar sempre atualizados, buscando as novidades para cuidar melhor das crianças e adolescentes”, concluiu.

Confira na íntegra o bate-papo com a médica pediatra Jocileide Campos no canal da Alece FM no YouTube (vídeo abaixo) ou ainda pelo Alece Play.


SERVIÇO

Produzido por Kássia Braga e apresentado por Kézya Diniz, o Conexão Alece pode ser acessado no Alece Playplataforma de vídeo disponível para download no Google Play, em celulares Android, ou acessada pelo navegador no celular, tablet, computador e smart TV. 

O Conexão Alece é transmitido também pelo canal da emissora no YouTube, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na Alece TV (31.1), às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como SpotifyDeezer e Apple Podcasts.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também