Notícias

Projeto que viabiliza local para hospital universitário no Cariri é aprovado pelo Plenário

Por Lincoln Vieira/Giovanna Munhoz
10/09/2025 12:17 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

Outros cinco projetos de parlamentares foram aprovados na sessão de hoje - Foto: José Leomar

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, nesta quarta-feira (10/09), durante a sessão plenária, um projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a doar imóvel próprio à Universidade Federal do Cariri (UFCA) para a construção de um hospital universitário. Durante a votação, foram aprovados ainda cinco projetos de parlamentares, sendo três de lei e dois de indicação.

Segundo a proposta 69/25, do Poder Executivo, a doação tem como objetivo destinar terreno para a construção de hospital pela UFCA, contribuindo para o fortalecimento do ensino superior na área da saúde.

Dos projetos de lei de parlamentares, o 63/24, do deputado Simão Pedro (PSD), dispõe sobre a Política Estadual de Incentivo à Doação de Sangue no Estado do Ceará, modificando a redação do art. 3° para incluir obrigações às concessionárias de serviços públicos e empresas de fornecimento de gás, visando à divulgação de mensagens de incentivo à doação de sangue em faturas de consumo, e reorganiza a numeração dos artigos subsequentes.

A propositura 812/24, do deputado Antônio Granja (PSB) e coautoria do deputado Guilherme Landim (PSB), também foi aprovada. A matéria institui o Dia do(a) Médico(a) Endocrinologista no Calendário Oficial do Estado do Ceará.

Os deputados aprovaram ainda a matéria 421/25, do deputado Bruno Pedrosa (PT). A propositura reconhece a tradicional produção artesanal da Comunidade da Alegria, localizada no município de Ipu, como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Ceará.

Já os projetos de indicação são do deputado Guilherme Sampaio (PT). O 97/2025 oferta de cursos de graduação e pós-graduação em Biblioteconomia às professoras e aos professores efetivos da rede pública estadual de ensino do Estado. Já o 111/2025 cria corredores escolares com o objetivo de garantir a pavimentação de vias que proporcionem acesso seguro e adequado às instituições de ensino estaduais e municipais localizadas nos distritos do interior do Ceará.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também