Notícias

Campanha Setembro Amarelo é lançada na Alece com programação diversa

Por Julio Sonsol, da Comunicação Interna
10/09/2025 15:05 | Atualizado há 3 horas

Compartilhe esta notícia:

A Alece lançou, nesta quarta-feira (10/09), a campanha Setembro Amarelo, com o lema "Falar Salva Vidas!”. Durante ato solene na entrada do Plenário 13 de Maio, parlamentares, gestores e servidores se reuniram para fortalecer a mobilização com foco na promoção da saúde mental e prevenção do suicídio. Desde o começo do mês, a Alece está com iluminação em alusão ao Setembro Amarelo.

A campanha é uma iniciativa do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece e, nas ações de abertura, contou com a presença do primeiro-secretário da Casa, De Assis Diniz (PT); das deputadas Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT) e Larissa Gaspar (PT) e dos deputados Júlio César Filho (PT), Leonardo Pinheiro (Progressistas) e David Vasconcelos (PL). O ato solene teve ainda apresentação musical da banda Trio Rei do Baião, com a participação da enfermeira e cantora Ana Maria Albuquerque. 

Foto: Pedro Albuquerque

O primeiro-secretário De Assis Diniz destacou a sensibilidade do presidente Romeu Aldigueri (PSB) com a campanha, por se tratar de um tema sensível e, muitas vezes, invisível. Segundo ele, é fundamental a manutenção do diálogo entre as pessoas, mesmo em um mundo “tão cheio de complexidade”.

"Por isso, este mês de reflexão, de debate, de ações práticas é o que vai nos levar a um outro padrão de vida. Esse padrão é o que nós desejamos para todos. Solidariedade, fraternidade, do abraço, da alegria, da atitude, que é fundamental para salvar vidas", considerou De Assis Diniz. 

A ação teve continuidade em blitz realizada no entorno da Alece, com entrega de material informativo e sensibilização de pedestres e motoristas. 

Foto: Pedro Albuquerque

PREVENÇÃO

O diretor do DSAS, Luís Edson Sales, assinalou que, na terça-feira (09/09), foi publicada no Diário Oficial da União a Lei 15.999/25, sancionada pelo presidente Lula, que institui a campanha Setembro Amarelo em todo o território nacional e oficializa 10 de setembro como o Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio e 17 de setembro como o Dia Nacional de Prevenção à Automutilação. 

Ele destacou que é preciso estar em alerta e ter atenção aos pequenos sinais, que podem passar desapercebidos, como uma mudança de atitude ou comportamento. O diretor apontou que o DSAS conta com profissionais habilitados para realizar atendimentos nos casos necessários, como depressão, ansiedade ou estresse. "Pelas estatísticas atuais, as enfermidades psicológicas e mentais se tornaram, depois da pandemia, casos sérios de saúde pública", afirmou.

Foto: Pedro Albuquerque

A assessora de Gestão e Planejamento da Alece, Ana Alice Falcão, ressaltou o papel de todos nessa causa e a responsabilidade com a saúde mental da população, da família e dos colegas de trabalho. “Nesta campanha a gente tem que fugir da introspecção, do individualismo e lutar por políticas públicas que salvem as pessoas, no sentido de dar uma qualidade de vida, de sermos mais generosos, de sermos mais humanos”. 

Ana Alice Falcão informou que, diariamente, os órgãos de saúde da Casa atendem servidores e público, apontando que a equipe de psicólogos atua na prevenção e promoção de saúde mental em projetos em parceria com o DGP, o Alcance Mais Saúde e a Unipace. 

“Nascemos para viver em abundância, e não para qualquer tipo de sofrimento mental. Por isso que essa campanha é ”Falar Salva Vidas", nesse tom de amarelo, de luz e de vida para toda a população", complementou.

Foto: Pedro Albuquerque

DIÁLOGO E ESCUTA

A articuladora do Comitê de Responsabilidade Social, Amanda Melo, explicou que o órgão está voltado à valorização da vida por meio da atuação da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas. Segundo ela, a campanha reforça a importância do diálogo aberto, da escuta ativa e do apoio mútuo para promover saúde emocional. 

"É bem importante a gente trabalhar um mês específico pro Setembro Amarelo, e mais importante ainda é saber que, na Casa, os parlamentares, os setores e, sobretudo, DSAS e comitê têm ações contínuas durante todo o ano voltadas à promoção à vida, à saúde mental, ao bem-estar no ambiente de trabalho", observou. 

IMPORTÂNCIA DO ENGAJAMENTO

A psicóloga Raquel Penaforte, da Célula de Psicologia do DSAS, avaliou que o engajamento dos parlamentares, que dão total apoio às ações dos setores da Casa, é de grande relevância durante a campanha. “É a promoção de conscientização. Este cuidado a gente precisa ter durante o ano inteiro”. 

Para além da identificação das pessoas que precisam de um acompanhamento profissional, Raquel Penaforte ressaltou o acolhimento empático, sem críticas e sem julgamentos. "Este momento é um ato de amor. Quando a gente acolhe alguém, se dispõe a ouvir. E nem sempre precisa ser aquela escuta especializada do profissional psicólogo. Mas é importante também que essa pessoa que acolhe saiba direcionar ao atendimento profissional, nos casos necessários", completou.

Trabalho em parceria

A campanha Setembro Amarelo é realizada pelo DSAS e CRS, com a parceria do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi); Programa de Reflexão sobre o Amanhã (Prosa), do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP); Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace); Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce).

  • Programação na Alece

Edição: Samaisa dos Anjos

Veja também