Oradores

David Vasconcelos ressalta voto de ministro Fux e critica tarifaço em discurso na Alece

Por Narla Lopes
11/09/2025 11:13 | Atualizado há 7 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado David Vasconcelos (PL) - Foto: José Leomar

O deputado David Vasconcelos (PL) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (11/09), o voto do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), a favor da absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

O parlamentar afirmou que o ministro falou por 12 horas em seu julgamento, mas que a essência do voto se resumiu em um ponto central. “Incompetência absoluta do STF para julgar Jair Messias Bolsonaro”, disse.

Segundo David Vasconcelos, se o ex-mandatário está sendo julgado como presidente, o caso deveria ser apreciado pelo plenário com 11 ministros, e não pela primeira turma com cinco. Se for como ex-presidente, o julgamento deveria ocorrer em instância comum, para o deputado.

O deputado criticou o que chamou de previsibilidade do julgamento. “Já está escrito na testa de cada ministro como vai ser seu voto. Alguma dúvida que a Cármen Lúcia vai votar a favor da condenação do presidente? Alguma dúvida que o próximo ministro vai votar a favor da condenação? Nenhuma”, disse.

Vasconcelos também abordou o impacto da política federal no Nordeste, citando o chamado tarifaço. “Isso é uma política externa mal sucedida. Em vez de resolver o problema, estão querendo uma queda de braço direta com os Estados Unidos. Quem vai sofrer é a população do Nordeste, a população cearense”, disse.

Em aparte, o deputado Sargento Reginauro (União) elogiou a clareza do voto do ministro Fux e criticou decisões do STF que aplicam “dois pesos e duas medidas” na Justiça brasileira.

Edição: Lusiana Freire


 

Veja também