Notícias

Alece lança curso para humanizar atendimento às mulheres durante o exame de mamografia

Por Julyana Brasileiro, repórter do Núcleo de Comunicação Interna da Alece
16/09/2025 17:38

Compartilhe esta notícia:

Lançamento ocorreu no Salão Nobre da Presidência - Foto: Máximo Moura / Alece

O atendimento humanizado faz toda a diferença para as mulheres que realizam a mamografia, um exame fundamental, mas que, muitas vezes, desperta receios, desconforto e ansiedade. Atenta a essa realidade, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lançou, nesta terça-feira (16/09), no Salão Nobre da Presidência, o curso “Sala Sensorial de Mamografia: Um ato de amor por sua vida”.

A primeira-dama, Tainah Marinho Aldigueri, destacou que a iniciativa busca transformar o exame de mamografia em uma experiência mais acolhedora e sensível, fortalecendo a prevenção e o cuidado com a saúde da mulher. Para ela, o atendimento humanizado vai romper as inúmeras barreiras que impedem as mulheres de realizarem o exame, aumentando as chances de prevenção e de tratamento eficaz contra o câncer de mama.

Primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri - Foto: Máximo Moura / Alece

“Esse é um avanço importante na saúde das mulheres cearenses. É a prova do cuidado, inovação e humanização do serviço de saúde. A mamografia, quando realizada precocemente, faz total diferença nas chances de cura do câncer de mama, mas existem inúmeros empecilhos, como a falta de conhecimento, medo e insegurança”.

Conforme acrescentou, as salas sensoriais surgiram como uma resposta a todas essas barreiras porque são capazes de criar um ambiente mais confortável para as mulheres, com elementos visuais, táteis, sonoros e olfativos. 

FORTALECIMENTO DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER

A assessora de Gestão de Planejamento da Alece, Ana Alice Falcão, ressaltou que, por meio do curso, a Alece vai fortalecer a rede de atenção à saúde da mulher e atuar fortemente na luta contra o câncer de mama. Conforme disse, a Sala Sensorial de Mamografia é uma inovação no cuidado à saúde da mulher que vai muito além da realização do exame técnico e promove um atendimento humanizado.


Na ordem, da esquerda para a direita: Sarah Pinto de Holanda, Ana Alice Falcão, deputado Simão Pedro, Tainah Marinho Aldigueri, Luís Porto e Bruno Eloy - Foto: Máximo Moura

“Celebramos uma rede importante de atenção à saúde, que vai mobilizar, cuidar e assistir essa população que precisa do nosso conhecimento e atendimento. Todos os dias, encontramos realidades de mulheres com câncer de mama, famílias ceifadas por falta de um diagnóstico precoce e, com esse curso, vamos preparar os profissionais que atuam nas policlínicas do Estado para prestar um melhor atendimento para as mulheres”.

FORMATO DO CURSO ADEQUADO ÀS NECESSIDADE DOS PROFISSIONAIS

A diretora acadêmica da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Sarah Pinto de Holanda, informou que as aulas do curso estão disponíveis na plataforma Unipace Virtual, na modalidade assíncrona. 

“O curso é dividido em quatro módulos, com conteúdos complementares e foi feito justamente na modalidade on-line pensando nos profissionais de saúde que não possuem um horário específico para o estudo devido, frente à intensa rotina de trabalho. Essa ideia da primeira-dama da Alece foi muito sensível e pertinente, principalmente porque estamos nos aproximando do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama”.  

ESPECIALISTAS DESTACAM A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO 

Representando o Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon), Luís Porto explicou sobre a importância de ofertar um atendimento humanizado para elas e alertou que apenas um terço das mulheres no Ceará fazem mamografia. 

Luís Porto destacou a importância do atendimento humanizado para o aumento da procura por diagnósticos - Foto: Máximo Moura

“Essa iniciativa é fundamental porque vai possibilitar que as mulheres façam o rastreamento do câncer de mama. Um dos motivos de elas não procurarem fazer a mamografia é o medo de sentir dor e ter o constrangimento, e as salas sensoriais ofertam um ambiente adequado e com profissionais bem treinados. A procura pelos exames tende a aumentar”.

Segundo a diretora assistencial da policlínica de Sobral, Lucila Albuquerque, a busca pela mamografia é grande no município, assim como a constante busca por capacitação profissional. “Essa capacitação é muito importante para ofertarmos um serviço de saúde de qualidade para toda a população que nos procura. A policlínica de Sobral é um centro de referência para a realização de mamografias e atende 22 municípios da região. Essa parceria com a Assembleia Legislativa vai aprimorar o nosso trabalho”.

SAIBA MAIS

Ministrado por Ana Carolina Paixão e Brena Damasceno, o curso “Sala Sensorial de Mamografia: Um ato de amor por sua vida” vai abordar recursos como aromaterapia, musicoterapia e cromoterapia, além da apresentação de exemplos de policlínicas que já implantaram com sucesso as salas sensoriais.

O lançamento do curso reforça o compromisso da Casa do Povo com a melhoria contínua do atendimento prestado à população cearense e contou com a presença de autoridades e diretores de policlínicas do Estado.

Edição: Ana Vitória Marques

Veja também