Notícias

Visitantes de Caucaia, Maracanaú e Fortaleza conhecem o funcionamento da Alece nesta semana

Por Giovanna Munhoz, Wanessa Tavares e Ricardo Garcia
25/09/2025 16:37 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Bia Medeiros / Alece

O programa O Parlamento e sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, entre terça (23/09) e quinta-feira (25/09), alunos de escolas situadas nos bairros Conjunto Ceará e Antônio Bezerra, em Fortaleza, e nas cidades de Maracanaú e Caucaia, além de participantes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nise da Silveira, do bairro São Gerardo, em Fortaleza.

Eles tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem como sobre a importância dele para a sociedade. 

Na terça-feira (23/09), duas instituições visitaram a Alece. No período da manhã, conheceram as dependências da Casa 26 membros do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nise da Silveira, localizado no bairro São Gerardo, em Fortaleza.

Deputado Heitor Férrer (União) dialogou com os membros do Caps Nise da Silveira - Foto: Bia Medeiros / Alece

Os visitantes foram recebidos pelo deputado Heitor Férrer (União), que explicou o funcionamento do Parlamento cearense e a importância de votar e acompanhar as atividades dos políticos. 

“Aqui na Alece os deputados trabalham para o povo do Ceará e representam todas as regiões cearenses. Na Casa também são debatidos temas importantes para a sociedade e votadas leis que têm impactos relevantes para os cidadãos cearenses”, comentou.

Já no período da tarde, conheceram a Alece 32 alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Professor José Maria Campos de Oliveira, do bairro Conjunto Ceará, na Capital.

Deputado Davi de Raimundão explicou o funcionamento da Casa para os estudantes - Foto: Marcos Moura / Alece

O grupo estava acompanhado pelas professoras Bruna Aparecida (Filosofia), Antônia Karine Costa (Filosofia), Wládia Araújo (Língua Espanhola) e pelo professor Quiliano Bernardo (Artes) e recebeu as boas-vindas do deputado Davi de Raimundão (MDB). O parlamentar falou um pouco sobre as ações do mandato e encorajou os jovens a serem mais atuantes na busca dos direitos como cidadãos.

“Receber esses jovens na Alece é um momento importante, pois nós dialogamos sobre as deficiências encontradas na escola no dia a dia e pudemos encontrar algumas soluções para que sejam resolvidas […] Esses alunos saíram daqui com o pensamento mais aberto diante da atuação de um deputado após essa visita”, avaliou o parlamentar.

O aluno João Victor da Silva, de 17 anos, que também é diretor do Grêmio Estudantil da escola, afirmou que conhecer o funcionamento do Parlamento e conversar com um deputado foi muito produtivo e importante. 

Já na quarta-feira (24/09) pela manhã, participaram 43 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Patronato Sagrada Família, do bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza.

Deputado Guilherme Sampaio falou sobre a tramitação de projetos na Alece - Foto: Franzé Abreu / Alece

Os alunos, acompanhados das professoras Marcella Dehara e Cibelle Dantas, foram recebidos pelos deputados Guilherme Sampaio (PT) e Acrísio Sena (PT). Guilherme Sampaio falou sobre as competências dos parlamentares, o funcionamento das sessões legislativas e as discussões que ocorrem nas comissões técnicas da Casa. "Antes de chegar aqui no Plenário, há toda uma discussão em cada uma das comissões a que o assunto diz respeito. Isso amadurece os projetos”, esclareceu. 

Estudantes da EMEIF Norberto Alves Batalha conheceram a exposição “Alece 190 anos: A Casa do Povo” - Foto: Franzé Abreu / Alece

Na quinta-feira (25/09) pela manhã, a Alece recebeu a visita de 29 alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Norberto Alves Batalha, do bairro Picada, em Maracanaú. O grupo foi acompanhado pelas professoras Nívea Maria Ferreira e Renata Kelly Matos, além da auxiliar Maria Liliane Silva. Ele tiveram a oportunidade de dialogar com os deputados David Vasconcelos (PL), Larissa Gaspar (PT) e Lucinildo Frota (PDT). 

Exposição do Malce foi um dos locais visitados pelos estudantes da EEMTI José Maria Pontes da Rocha - Foto: Érika Fonseca / Alece

No período da tarde, foi a vez de 30 alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) José Maria Pontes da Rocha, localizada no bairro Tabapuá, em Caucaia, acompanhados do professor de História, Leonardo Barbosa, visitarem a Alece.

O aluno João Lucas dos Santos, de 18 anos, comentou que a visita desperta mais interesse e curiosidade pela história da política e cultura do Ceará, o que vai ao encontro da intenção dele de atuar em profissões da área de Humanas, como Sociologia ou Psicologia. 

Todas as turmas das escolas dessa semana conheceram o cotidiano da Alece, os bastidores do Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, as instalações da rádio Alece FM (96,7 MHz) e assistiram a uma palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará. 

As visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce composta pelo coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes; Socorro Medeiros; Ivana Abreu Dantas; Germana Pontes; Rubens Rocha; Carlos Pontes; Nicole Guedes; Thiago Araújo; Bárbara Marinho e Mateus Leitão. Já no turno da tarde, a equipe é integrada por Mateus Django, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias, Cléa Menezes e o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes.         

As visitas guiadas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce disponibiliza os números de telefones a seguir para agendar as visitas: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277- 2613. 

Edição: Geimison Maia

Veja também