Notícias

Exposição da Alece comemora 18 anos da Ouvidoria Parlamentar

Por Julio Sonsol, repórter do Núcleo de Comunicação Interna da Alece
14/10/2025 16:47 | Atualizado há 5 horas

Compartilhe esta notícia:

Abertura da mostra ocorreu na manhã desta terça-feira (14/10) - Foto: José Leomar

A Ouvidoria Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) chega à maioridade com uma mostra comemorativa realizada pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) no Espaço Deputada Zélia Mota. A iniciativa foi inaugurada nesta terça-feira (14/10).

A exposição segue até 30 de novembro. Nesse período, uma equipe da Ouvidoria da Alece estará disponível no Espaço Zélia Morta, realizando atendimentos ao público presencialmente.

Os 18 anos de existência do órgão foram saudados na abertura solene da exposição de curta duração pelo ouvidor, deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), e pela coordenadora da Ouvidoria, Isabel Chaves. 

Leonardo Pinheiro salientou que a mostra busca apresentar para a sociedade a evolução da Ouvidoria Parlamentar, que, segundo ele, vem se fortalecendo ao longo de sua história.

ACOLHIMENTO DA SOCIEDADE

"Com o trabalho da Ouvidoria, a sociedade passou a ter um papel mais participativo aqui na Alece, entendendo a relevância e a importância do Legislativo", disse Leonardo Pinheiro, que está no segundo mandato à frente do órgão. De acordo com o parlamentar, a Ouvidoria tem proporcionado um acolhimento cada vez mais aprimorado do público pela Assembleia Legislativa.

Ele destacou que o órgão também passou por uma modernização em seu sistema tecnológico, fornecido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti) da Alece. Antes, era utilizado um sistema alugado, "trazendo um gasto para a Assembleia, consequentemente, para o contribuinte".

Deputado Leonardo Pinheiro na cerimônia de lançamento da exposição. Foto: José Leomar

O sistema, de acordo com o ouvidor, vai ser disponibilizado para outros órgãos públicos do estado do Ceará e para as câmaras municipais que tiverem interesse de implantar essa tecnologia em suas ouvidorias municipais. Ele considerou que a nova ferramenta dá oportunidade para as pessoas até legislarem, se assim desejarem.

Isabel Chaves afirmou que alcançar a maioridade é uma data importante para a Ouvidoria, que coordena há 10 anos. 

“O órgão da Alece já ultrapassou os muros do Parlamento cearense. Hoje, o órgão é reconhecido no Estado e no Brasil como uma ouvidoria sempre muito eficiente, transparente e acessível ao cidadão", disse.

Isabel Chaves, coordenadora da Ouvidoria. Foto: José Leomar

Conforme avaliou Isabel Chaves, o cidadão cearense vem entendendo cada vez mais o papel da Ouvidoria Parlamentar, dando mais credibilidade aos serviços e buscando interagir com o órgão.

Também estiveram na solenidade de lançamento da exposição o secretário executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Paulo Roberto Nunes; o presidente da Associação Brasileira de Ouvidores seção Ceará (ABO CE), Paulo Henrique Lima, e a ouvidora da OAB-CE, Sônia Melo. 

CONSTRUÇÃO DA MOSTRA

Atualmente na Secretaria Executiva do Conselho de Altos Estudos, Paulo Roberto Nunes era o coordenador do Malce quando lhe foi solicitado o apoio para a realização da exposição, em maio passado.

Mostra ficará aberta ao público até 30 de novembro. Foto: José Leomar

"Toda a equipe do Malce esteve envolvida na elaboração da mostra, atendendo a pedido do deputado Leonardo Pinheiro. Foram coletadas, através de pesquisas, informações desde a primeira Ouvidoria implantada no mundo, a história dos ouvidores cearenses e até da professora e jornalista Adísia Sá, primeira ombudsman mulher da imprensa do País".

Paulo Roberto destacou que recebeu a colaboração do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e apoio da Mesa Diretora e do presidente Romeu Aldigueri (PSB) para que a realização fosse bem-sucedida. Valdo Costa, servidor do Inesp, foi o responsável pelo design expográfico da mostra. 

População conferiu a abertura da mostra. Foto: José Leomar / Alece

Mari Feitosa, servidora do Malce, conduziu a concepção expográfica (definição do conteúdo a ser exposto). Segundo ela, foi realizada uma extensa pesquisa para que a equipe tivesse a clareza do trabalho de ouvidoria. Assim foram buscadas informações desde a Suécia até as cidade brasileiras, iniciando pela capital, Brasília, e por Curitiba e chegando a Fortaleza, para compor o acervo da exposição. 

SERVIDORES DA OUVIDORIA

Há 12 anos, Bruna Bardawil é assessora da Ouvidoria Parlamentar. Ela revelou que tem acompanhado, nesse período, a evolução do trabalho desempenhado. Com a modernização, ela disse perceber cada vez mais a importância do papel do ouvidor para o exercício da democracia.

Bruna Bardawil. Foto: José Leomar

"Onde a Casa precisa melhorar, ela vem melhorando, a partir também das ideias oferecidas pelos usuários da Ouvidoria", comentou.

Marcel Sampaio, advogado e assessor jurídico da Ouvidoria, chegou há três anos à função. A sua integração na equipe coincidiu com o processo de modernização do sistema de atendimento.

Marcel Sampaio, servidor da Ouvidoria Parlamentar. Foto: José Leomar

"Sem dúvidas, o público pode dialogar com o poder público através do órgão, porque todas as demandas são devidamente encaminhadas", disse. 

CONTATO

A Ouvidoria Parlamentar da Alece disponibiliza atendimento presencial no 5º andar do anexo II. Também pode ser contata pelo e-mail ouvidoria@al.ce.gov.br, pelo telefone (85) 3257.9797 e WhatsApp (85) 98175.9571, que são disponibilizados através do Canal Alece

Por esses meios, o público pode apresentar suas demandas, sejam elas reclamação, sugestão, solicitação de informação ou denúncia.

Equipe da Ouvidoria Parlamentar realizará atendimento presencial ao público nos espaços da exposição. Foto: José Leomar 

"As interações sempre são muito bem-vindas e pode ter certeza que, através delas, a gente vai ter um Parlamento cada vez mais aberto e mais transparente", disse Isabel Chaves. 

SAIBA MAIS

Em celebração aos 18 anos da Ouvidoria Parlamentar da Alece, o Núcleo de Comunicação Interna da Casa produziu dois conteúdos especiais sobre o órgão e os servidores que fazem parte dele.

Confira também mais sobre o Canal Alece: link.

Edição: Ana Vitória Marques

Veja também