Profissionais de carreiras digitais recebem homenagem na Alece
Por Ariadne Sousa16/10/2025 18:22 | Atualizado há 6 minutos
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta quinta-feira (16/10), sessão solene em reconhecimento ao trabalho de influenciadores e demais agentes que utilizam o ambiente on-line para o exercício das suas atividades. A cerimônia ocorreu em alusão ao Dia do Agente Digital, celebrado anualmente na data de 26 de agosto.

Deputado Léo Suricate (Psol) - Foto: Marcos Moura / Alece
Na ocasião, o deputado Léo Suricate (Psol), autor do requerimento que originou a homenagem, ressaltou que, nesta quinta, foi aprovada uma legislação que representa um avanço no acesso à internet em âmbito estadual: a proposta de emenda constitucional (PEC) n.º 05/25, de autoria do parlamentar, que garante o direito à internet segura e livre como ferramenta de acesso à informação, à educação e à participação cívico-democrática.
“Eu não sei quem escreveu o roteiro dessa história, mas ela ‘se garantiu’, porque, no mesmo dia em que a galera aprovou uma PEC sobre internet, nós temos uma sessão solene em homenagem aos agentes digitais e influenciadores digitais”, comentou o deputado. Segundo ele, 71% das pessoas declaram que consomem cultura por meio do ambiente digital. “Então vocês são parte da alegria, da felicidade e do respiro de muita gente, e eu reconheço, de verdade, isso”, afirmou Léo Suricate.
HOMENAGEADOS
Para o presidente da Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi) - Regional Ceará, Hugo Lopes, o trabalho dos agentes digitais democratiza o acesso ao mercado, ao empreendedorismo e à informação. “Somos um grupo diverso, somos startups, educadores, comunicadores, criadores, estrategistas, o que nos une é o impulso de usar o digital como força de transformar uma sociedade e abrir caminhos onde só havia barreiras”, afirmou.
No âmbito das inteligências artificiais (IAs), o presidente ressaltou que o cenário atual traz oportunidades para que as ferramentas possam ser utilizadas como mecanismos de capacitação e de equilíbrio social. “A IA pode ser um dos maiores redutores de desigualdade da nossa história, democratizando o aprendizado e a escala dos negócios, antes inacessíveis para quem começa pequeno”, complementou Hugo Lopes.

Criador do projeto HQ Sem Roteiros, Pedro José Arruda - Foto: Marcos Moura / Alece
O criador do projeto HQ Sem Roteiros, Pedro José Arruda, dedicou o reconhecimento à mãe, falecida no início deste ano e que nunca entendeu muito bem o trabalho dele no meio digital. Em seu discurso, Pedro José Arruda refletiu também sobre as dificuldades de ser criador de conteúdo, afirmando que, em muitos casos, há vídeos em que os agentes trabalham por dias e não têm uma boa repercussão; por outro lado, outros materiais menos elaborados conseguem viralizar sem uma explicação aparente.
“Às vezes, um vídeo que só umas 100 pessoas viram, dentro dessas 100 pessoas uma delas decidiu estudar um pouco mais sobre o que eu falei. E, se cada pessoa é um mundo em si, se um vídeo meu mudou a vida de uma pessoa, eu já mudei o mundo”, disse Pedro José.
O rol de agraciados contou ainda com Wecton Rivas Sousa Costa, Everson Alcântara, Paulo Enderson Gouveia da Silva, Samuel de Araújo Mateus, Talmon de Oliveira Lima, Cleane Araújo Sampaio, Francisca Rafaela Maia Magalhães, Rodolfo de Lima Rodrigues, Maria Geórgia Pinheiro, Ramon Sanmir Rolim de Carvalho, Mateus Batista da Silva Teixeira, Josimeire Verçosa da Silva e Hugo Fernandes Ferreira.
Completaram a mesa da solenidade os homenageados Max Petterson, Diego Oliveira Jovino, Dinah Moraes, Leonardo Costa e Pabyle Alves.
Confira a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

MPB na Alece fecha mês das crianças com clássicos infantis brasileiros
Autor: Giovanna Munhoz