Notícias

Trajetórias de empresários Urubatan Romero e Cristiano Maia são enaltecidas durante entrega de comenda na Alece

Por Pedro Emmanuel Goes
24/03/2026 19:31 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

- Marcos Moura

Os empresários cearenses Urubatan Estevam Romero e Cristiano Peixoto Maia foram agraciados, em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) na noite desta terça-feira (24/03), com a Medalha Edson Queiroz. A entrega da comenda, solicitada pelos deputados Sérgio Aguiar (PSB) e Bruno Pedrosa (PT), é prevista na Lei 10.695/1982 e é destinada aos empresários que mais se destacam no desenvolvimento econômico do Ceará.

O deputado Sérgio Aguiar explicou que a comenda é, na verdade, “uma homenagem do povo cearense aos empresários que mais contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento do Estado do Ceará”. Ele relembrou a trajetória dos agraciados, e reforçou a responsabilidade que vem junto com o reconhecimento. 

“A condecoração de Empresário do Ano simboliza um misto de responsabilidade e de compromisso para que continuem comprometidos com o desenvolvimento do Brasil e do Ceará, assim como era comprometido Edson Queiroz”, explicou.

O compromisso com o desenvolvimento local dos homenageados em suas respectivas atividades também foi exaltado durante a cerimônia. O deputado Bruno Pedrosa considerou que cada um, a sua maneira, “transforma trabalho em progresso e iniciativa em impacto social”. 

Conforme o parlamentar, ambos os empresários representam “a força do trabalho aliada ao compromisso com o desenvolvimento local”. “Valores como responsabilidade, coragem e senso de dever moldaram sua atuação, assim como a capacidade de liderar, unir pessoas, e pensar coletivamente, características que os tornaram referência em suas atividades empresariais”, elogiou.

Os deputados Leonardo Pinheiro (Progressistas) e Antônio Granja (PSB), também presentes na cerimônia, exaltaram as contribuições dos homenageados para geração de emprego e renda e demais aportes significativas para o desenvolvimento do Estado. 


HOMENAGEADOS

Urubatan Estevam Romero é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pós-graduado em Administração Financeira pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Destaca-se na segurança privada, com ideias e avanços que contribuem para o aperfeiçoamento e a garantia de uma sociedade mais pacífica.

Empresário Urubatan Estevam Romero agradece a homenagem da Alece. Foto: Marcos Moura.

Em sua fala de agradecimento, o empresário agradeceu à Casa pela homenagem, e frisou que sua jornada tem como principal orientação o serviço. “Não podemos ser empresários em ramos concorrentes sem servir com excelência aqueles que nos procuram. Não é destruindo o concorrente que se cresce”, disse, afirmando que o melhor a se deixar para as futuras gerações “são os bons exemplos e o serviço honesto e ético ao seu povo”. 

Já Cristiano Peixoto Maia é empresário, engenheiro civil, diretor da Construtora Samaria (executando várias obras de implantação no Estado do Ceará, entre elas o contorno de Sobral) e agropecuarista do Vale do Jaguaribe. Produtor de camarão nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, também é proprietário dos laboratórios de pós-larva de camarão e de indústrias de ração no Ceará e Pernambuco. 

Empresário Cristiano Peixoto Maia agradece a colaboradores durante homenagem na Alece. Foto: Marcos Moura.

Ele comemorou o privilégio de ter chegado onde chegou, e agradeceu especialmente seus colaboradores. “A Construtora Samaria é hoje uma das maiores do estado e empregamos de 800 a mil colaboradores. Quero agradecer a todos, pois ninguém faz nada só, e se chegamos nesse ápice foi devido a colaboração de todos”, disse.

A sessão solene contou, ainda, com a presença do deputado Simão Pedro (PSD), da vice-prefeita de Jaguaribara, Mazé Martins, além de familiares e amigos dos homenageados. 

 

Pedro Emmanuel Goes

Veja também