Alece celebra e reconhece importância dos vaqueiros para o Ceará
Por Samaisa dos Anjos21/08/2023 18:02 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará homenageou, durante sessão solene nesta segunda-feira (21/08) no Plenário 13 de Maio, as contribuições dos vaqueiros e das vaqueiras para o estado do Ceará, destacando que são símbolos de luta, resistência e força do sertão.
A sessão solene marcou o Dia Estadual do Vaqueiro, celebrado anualmente em 22 de agosto. A homenagem foi requerida pelo deputado Almir Bié (Progressistas) e subscrita pelos deputados Stuart Castro (Avante), Dra. Silvana (PL), Danniel Oliveira (MDB), Leonardo Pinheiro (Progressistas) e De Assis Diniz (PT).
Durante a sessão, vaqueiros homenageados apresentaram seus aboios relatando a rotina do trabalho e a história que compõe a trajetória coletiva e individual. Entre eles, a mestra da cultura do Ceará e vaqueira Dina Martins e os vaqueiro Luiz Madeira e Moisés Uchôa.
O deputado Almir Bié compartilhou a satisfação em poder homenagear os vaqueiros na Casa do Povo cearense, afirmando que o evento é uma forma de agradecer e apoiar as pessoas que representam a figura lendária do vaqueiro. Ele desejou saúde e disposição aos homenageados para que sigam no trabalho de preservar os valores da cultura do Nordeste brasileiro e, especialmente, do Ceará. O deputado Danniel Oliveira reiterou a relevância dos vaqueiros e vaqueiras para a cultura, apontando a presença na história, na economia e a força para enfrentar a luta cotidiana. Ele citou os preconceitos enfrentados, especialmente quando se fala da prática da vaquejada, e o esforço que faz para que haja um reconhecimento da prática como esporte e patrimônio cultural.
Para o deputado Leonardo Pinheiro, os vaqueiros representam o povo cearense e suas raízes, por isso a importância de valorizar as tradições e história. Ele defendeu também a vaquejada como manifestação da cultura e história e citou sua relação familiar com o sertão.
Usando vestes de couro típicas dos vaqueiros sertanejos, o deputado De Assis Diniz enalteceu a história de seus ancestrais no sertão e afirmou que os vaqueiros são símbolo de vida, resistência e luta. Ele comentou sobre a dura rotina de trabalho dos vaqueiros e parabenizou aqueles que chamou de “bravos lutadores”.
O deputado Stuart Castro saudou todos os vaqueiros em nome dos homenageados pelo transcurso do Dia do Vaqueiro e por representarem o ofício tão valioso para o Estado, a região Nordeste e o País. Ele citou a Lei Estadual nº 16.321, que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural, assegurando o bem-estar dos animais, e a Lei Federal nº 13.364, que reconhece a vaquejada como manifestação cultural nacional.
O deputado Missias Dias (PT) afirmou que o trabalho diário dos vaqueiros contribui muito com o Estado e a região, fazendo parte da história do povo aguerrido do campo. Ele lamentou que ainda existam tantos proprietários que não garantam estrutura, salário justo, bem-estar para os vaqueiros em suas fazendas, afirmando que houve avanço, mas ainda há muito o que melhorar. Para o parlamentar, é preciso efetivar formas de valorizar, respeitar e dar dignidade aos vaqueiros.
A deputada Emilia Pessoa (PSDB) ressaltou a grandeza e força dos vaqueiros, suas vivências e histórias, indicando a necessidade de união e responsabilidade para contribuir com o cenário no Ceará, apoiar a cultura dos vaqueiros e permitir que inspirem as novas gerações.
O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Moisés Braz, representou o governador Elmano de Freitas na sessão. Ele afirmou que os vaqueiros representam a história, a força e a cultura e, muitas vezes, não são respeitados e valorizados como merecem. O secretário informou que o Governo do Estado está à disposição para contribuir e citou como pauta que envolve o Parlamento estadual o reconhecimento dos vaqueiros como categoria, luta antiga que ainda não foi conquistada.
%20(1).jpg)
Mestra da Cultura, Dina Martins agradece homenagem e destaca importância dos vaqueiros - Foto: Júnior Pio
Foram homenageados pela Alece vaqueiros de diversos municípios cearenses, como Antônio Afonso Oliveira Jucá, Higino Barros de Mesquita, Francisco Holando Barros de Mesquita, Sabrina Castro da Silva, Paulo Roberto Cavalcante Mota, Moisés Uchôa, Antônio Albano, Francisco Lauro Uchôa, José Jaime de Menezes.
Também foram homenageados a mestra da cultura Dina Martins, João Anastácio, Edilson Silvestre (Dica), Paulo Helder, Marcos Lima, Tona Nogueira, José Caliston Freitas, João Bosco Queiroz, Francisco Gleydson Lemos e Sebastião Benício.
A mestra da cultura Dina agradeceu a homenagem e avaliou que reconhecimentos como esse são importantes enquanto ainda estão vivos para celebrar. Ela, que completou 68 anos neste dia, destacou a importância dos vaqueiros e a presença de tantos deles no plenário.
O vereador de Itatira Paulo Ruberto Cavalcante Mota (PDT) parabenizou a iniciativa da homenagem aos vaqueiros, reconhecidos por sua bravura e coragem e os que mais representam o sertão e o Nordeste. Ele citou a religiosidade como componente da cultura, exemplificando as missas do vaqueiro, realizadas em diversas cidades e comunidades.
Compôs também a mesa da sessão solene o prefeito de Itatira, José Ferreira Mateus.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Terceiro Expediente recebe o deputado Antônio Granja nesta sexta
Autor: Da Redação / com Assessoria