Alunos de escolas de Beberibe e do Conjunto Ceará visitam a Alece
Por Gleydson Silva/ Wanessa Tavares19/04/2023 16:30 | Atualizado há 3 semanas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará recebeu, na manhã desta quarta-feira (19/04), 39 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Profissional (EEEP) Pedro de Queiroz Lima, no Sítio Bom Jardim, em Beberibe. A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce).
O deputado Antônio Henrique (PDT), que recebeu os estudantes no Plenário 13 de Maio, explicou o funcionamento da Casa Legislativa e afirmou que a presença do grupo na Alece é necessária e importante para a formação da sociedade. “É através de vocês que almejamos a melhoria da sociedade. Não sei qual o sonho de vocês. Mas sei que são jovens, estão estudando e têm um sonho pela frente. Então, perseverem, lutem e corram atrás dos sonhos de vocês. Precisamos de vocês na política”, afirmou.
Também recepcionaram os alunos os deputados Cláudio Pinho (PDT), que apontou a importância dos debates no Parlamento para a construção das políticas públicas e transformações no Estado, e a deputada Jô Farias (PT), que reforçou a influência do Legislativo na vida da população, inclusive dos jovens e da educação. Ela defendeu ainda o engajamento da juventude na política, começando no âmbito escolar.
Além do plenário, os estudantes conheceram a biblioteca César Cals da Alece, o Complexo de Comissões Técnicas, a rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e o Malce. Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.
%20.jpg)
Alunos da escola Doutor Ubirajara Índio do Ceará conhecem a Alece - Foto: Dário Gabriel
Já no período da tarde, 42 estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio (EEM) Doutor Ubirajara Índio do Ceará, do bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, acompanhados pelos professores Camila Souza (Sociologia) e Anderson da Silva (Língua Portuguesa), conheceram a Biblioteca César Cals de Oliveira, o Plenário 13 de Maio, a rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e o Malce.
O grupo teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre o funcionamento da biblioteca, que conta com um acervo de mais de 10 mil títulos, entre físicos e digitais, salas para estudos, Wi-Fi e computadores para acesso e pesquisa.
Segundo a diretora da biblioteca, Daniele Nascimento, “receber esse público jovem é um enorme prazer, pois eles têm sede de aprender, e o espaço está sempre disponível para atendê-los de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com nossos diversos livros e arquivos sobre Literatura Nacional e Estrangeira, Direito e outros”.
A aluna Vivian Camile Melo, 17 anos, do 3º ano, disse estava entrando pela primeira vez na biblioteca e que encontrou um livro interessante sobre Direito Civil, do escritor Sílvio Rodrigues, que despertou muito a sua aptidão pelo estudo do Direito futuramente.
Já a professora de Sociologia Camila Souza destacou a importância da visita dos jovens à Assembleia como “uma complementação no conhecimento do conteúdo que estão aprendendo em sala de aula sobre o papel do poder, política e estado. Eles sairão da visita com uma compreensão melhor sobre os temas abordados, vendo na prática o dia a dia do Parlamento cearense”.
Os alunos foram acompanhados pela equipe do Malce, integrada por Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Edna Pontes, Nicole Guedes e Rodolfo Matos.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece homenageia grandes nomes do Direito com Medalha Paulo Bonavides
Autor: ALECE
CCJR e CCTES apresentam balanço das atividades do primeiro semestre
Autor: Juliana Melo