Alunos de escolas de Fortaleza conhecem a Assembleia nesta terça-feira
Por Wanessa Tavares23/05/2023 17:15 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

Alunos da Escola de Ensino Médio (EEM) José Alcides Pinto, do bairro Bom Sucesso, em Fortaleza, visitaram, na manhã desta terça-feira (23/05), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Casa Deputado Pontes Neto (Malce).
Os 34 alunos do 9º ano receberam as boas-vindas do deputado Cláudio Pinho (PDT) no Plenário 13 de Maio. O parlamentar falou sobre a importância do projeto que traz jovens para conhecerem o funcionamento do Legislativo cearense para que despertem o interesse pela vida política e adquiram conhecimento sobre o papel da cidadania.
"Conversei com os alunos e apresentei a eles como as decisões políticas podem interferir diretamente na vida do cidadão. Como exemplo citei o aumento do imposto, a diminuição do imposto, enfim, isso repercute na vida das pessoas", explicou.
O grupo, acompanhado pelos professores Sandra Helena Rodrigues (Projeto Aprenda Mais), Breno Régis Costa (Geografia) e Carlos Moisés Silva (História), conheceu o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia (96,7MHz0, o Malce e assistiu a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil.
Eles foram guiados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Isadora Nepomuceno, Thiago Araújo e Carlos Pontes.
Alunos da Escola João Paulo II visitam a Alece - Foto: Dário Gabriel
Já no período da tarde, 40 estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) João Paulo II, do bairro Henrique Jorge, na capital, receberam as saudações da coordenadora geral da Ouvidoria Parlamentar da Alece, Isabel Chaves, e sua equipe, integrada por Maria de Jesus Sampaio e Liane de Alencar, que, além de distribuírem folders informativos sobre a atuação da Ouvidoria, também falaram sobre o projeto Ouvidoria Educativa. Segundo Isabel Chaves, "o propósito dessa parceria é incentivar uma consciência crítica sobre a política, motivando os jovens a participarem ativamente da política do nosso Estado".
Em seguida, os alunos, acompanhados pela coordenadora da instituição, Samanta Forte, e pelo professor de Filosofia Ronaldo Batista, participaram da palestra sobre a história da política no Ceará e no Brasil, a importância do voto e o funcionamento do Parlamento cearense, ministrada pela monitora e jornalista do Malce, Edna Pontes.
O aluno Otávio Borges, 17 anos, achou importante a visita na Assembleia e sobretudo saber do funcionamento da biblioteca, que é aberta ao público para pesquisar e ter acesso ao acervo de obras literárias.
"Muito interessante conhecer um ambiente de estudo com muitos livros bons, um deles que considero interessante para ler é o livro “A Arte de Viver - O manual clássico da virtude, felicidade e sabedoria” (Epicteto, uma nova interpretação Sharon Lebell), que faz parte da estante da Biblioterapia (roda de debates dos servidores da Assembleia)", afirmou.
O grupo também visitou o Plenário 13 de Maio, as instalações da rádio FM Assembleia (96,7MHz) e o Malce, sendo guiados pelos monitores do Memorial: Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Edna Pontes, Nicole Guedes e Rodolfo Matos.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Polícia Penal do Ceará e servidores recebem homenagem em sessão solene na Alece
Autor: Ariadne Sousa
Contribuição do Conservatório Alberto Nepomuceno para a cultura cearense é valorizada em sessão solene
Autor: Juliana Melo