Notícias

Alunos de escolas de Maranguape e Fortaleza visitam a Alece

Por Gleydson Silva/ Wanessa Tavares
13/04/2023 16:13 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Ceará recebeu, na manhã desta quinta-feira (13/04), 45 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Eunice Weaver, localizada no bairro Cônego Raimundo Pinto, em Maranguape. A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce).

Os estudantes foram recebidos no Plenário 13 de Maio pela deputada Larissa Gaspar (PT), que falou sobre o funcionamento da Alece e explicou a importância das decisões tomadas no Parlamento para a vida da população cearense.  A parlamentar defendeu também a necessidade de os alunos, assim como toda a população, acompanharem o meio político e a atuação dos representantes no Legislativo.

Larissa Gaspar reforçou ainda a importância dos movimentos estudantis nas escolas, como os grêmios de alunos, que são portas de entrada para a política. “Para chegar bem no amanhã é preciso construir um presente, com muito conhecimento e esforço. E tudo isso começa nas escolas”, pontuou.

Além do plenário, os estudantes conheceram a biblioteca da Alece, o Complexo de Comissões Técnicas, a rádio FM Assembleia (96,7MHz) e o Malce. Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.

Estudantes da Escola de Ensino Médio (EEM) José Milton Vasconcelos Dias acompanham atividades da Alece - Foto: Máximo Moura

Já no período da tarde, 46 estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio da Escola de Ensino Médio (EEM) José Milton Vasconcelos Dias, do bairro Acaracuzinho, em Fortaleza, conheceram o dia a dia do Legislativo cearense.

Os jovens foram acompanhados pelos professores de Sociologia Josilene Araújo, Rebeca Fontenele e Larissa Januário e de Filosofia Amilcar Rodrigues durante o percurso às instalações da Casa Parlamentar.                         

A professora de Sociologia Josilene Araújo ressaltou que a visita dos alunos à Casa é muito importante e estava programada há dois anos, quando foram interrompidas as atividades devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

“Hoje os alunos estão, enfim, pela primeira vez, tendo a oportunidade de conhecerem o funcionamento da Assembleia Legislativa, o papel do deputado estadual, os deveres a serem cumpridos após as eleições, a importância do voto para o cidadão, enfim, uma nova visão construtiva sobre a política do nosso Estado para a geração futura dos nossos jovens”, afirma.

O grupo foi acompanhado pela equipe do Malce: Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Edna Pontes, Nicole Guedes e Rodolfo Matos.

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.

Edição: Clara Guimarães

Veja também