Assembleia realiza em Pajuçara Seminário contra violência sexual
Por ALECE18/04/2012 16:31 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quarta-feira (18/04) na Escola Profissionalizante Maria Carmem Vieira, localizada em Pajuçara, distrito do município de Maracanaú, o 17° Seminário “Quem Cala Consente: violência contra criança e adolescente é crime!”. O evento é promovido em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e tem o objetivo de conscientizar gestores municipais e a população sobre o combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A presidente da Comissão, deputada Bethrose (PRP), alertou para a importância da mobilização da sociedade para proteger as crianças. A parlamentar explicou que para prevenir a violência, será feito um Plano de Ações Estratégicas. “Cada colégio das regiões do Ceará será responsável por formular um relatório final com sugestões de combate a exploração sexual. Depois de avaliado pela Comissão da Infância, as escolas poderão receber o Selo de Escola Cidadã da Assembleia Legislativa”, disse.
A vice-presidente da Comissão, deputada Fernanda Pessoa (PR), ressaltou que o seminário esclarece para a população sintomas de crianças abusadas. “As pessoas aprendem a notar, observar, acompanhar e denunciar. Através do “Disque 100”, as denuncias são anônimas”, apontou.
A deputada Eliane Novais (PSB) afirmou que a maioria dos abusos acontece dentro dos lares dos jovens. “Muitos tem medo de falar por isso existe a necessidade de observar e instigar que as crianças falem. Depois de detectado o problema, a população precisa denunciar. A denúncia é mais um passo para uma sociedade saudável”, frisou.
O deputado Júlio César (PTN) comemorou a iniciativa. “A Assembleia do Ceará é pioneira em tratar esse assunto de forma particular. Os seminários explicam à sociedade a importância dos cuidados e ensinam como cuidar. Essas ações é que fazem os cidadãos prosperarem como sociedade”, disse.
A psicóloga, escritora e palestrante do seminário, Helena Damasceno, salientou que a Campanha pretende abranger 184 municípios cearenses já tendo passado por 139. “Poder informar e ensinar para a sociedade, principalmente no interior do Estado, é de grande importância e faz com que cada cidadão seja um agente multiplicador de proteção às crianças”, destacou.
O seminário “Quem Cala Consente”, contou com a participação de alunos, professores e gestores das regiões de Maracanaú, Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Itaitinga, Maranguape e Pacatuba.
GM/CG
Veja também

Jogo Alece reúne deputados, atletas e sociedade em nome do enfrentamento à violência contra a mulher
Autor: Giovanna Munhoz