Oradores

De Assis Diniz esclarece situação do Centro de Humanidades da Uece

Por Ricardo Garcia
07/03/2023 12:14 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado De Assis Diniz (PT) - Foto: José Leomar

O deputado De Assis Diniz (PT) se posicionou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (07/03), realizada de forma presencial e remota, sobre as atuais condições do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), localizada no Bairro de Fátima, em Fortaleza. O estado de deterioração da estrutura física do local tem sido criticado por parlamentares da Casa.

Segundo De Assis Diniz, é necessário trazer ao debate a plenitude dos fatos, e não fazer espetáculos sem os devidos fundamentos. “Há todo um processo constituído a ser respeitado, que envolve orçamento, licitação, ordem de serviço. É assim que funciona o serviço público, e não podemos simplesmente colocar a mão no bolso e fazer uma reforma”, salientou.

De acordo com ele, “não se transforma a educação da noite para o dia, pois é preciso ter planejamento e visão de médio a longo prazo”.

Ainda para o deputado, não é justo abordar uma questão pontual e desconsiderar todos os avanços da Uece. “Olha o que a Uece fez pela educação nos últimos anos em relação à pesquisa e extensão. A Uece tem um olhar voltado para o desenvolvimento do nosso Estado, e os graves e iminentes problemas que temos não serão equacionados pela força de vídeos de denúncia”, apontou.

“Nós temos agora vindo à tona o caso das joias trazidas da Arábia Saudita e que seriam supostamente presentes à então primeira-dama do País, Michelle Bolsonaro. Onde está a inteligência de uma pessoa para acreditar nessa história?”, questionou o parlamentar.

Em aparte, o líder do Governo na Casa, deputado Romeu Aldigueri (PDT), indagou se casos como o das joias representam o verdadeiro legado dos que defendem a honestidade e a integridade.

Para o deputado Dr. Oscar Rodrigues (União), a Uece conta com “um catálogo intelectual invejável, mas as críticas direcionadas dizem respeito à sua estrutura física, que são feitas por estudantes e diretores”.

O deputado Queiroz Filho (PDT) também destacou a necessidade de chamar a atenção para a manutenção da estrutura física dos equipamentos da universidade.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também