Notícias

Dedé comemora decisão do Governo de reduzir taxa de juro

Por ALECE
18/04/2012 16:40 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Dedé Teixeira (PT) - Foto: Paulo Rocha

O deputado Dedé Teixeira (PT) destacou, na sessão plenária desta quarta-feira (18/04) da Assembleia Legislativa, a decisão do Governo Federal de reduzir as taxas de juros da Caixa Econômica Federal (CEF). Para ele, a medida foi acertada e segue a lógica da gestão da presidente Dilma Rousseff de gerar desenvolvimento com justiça social.
    
O parlamentar disse que, desde 2002, a inflação média anual recuou de 15% para menos de 5%, a dívida pública comparada ao Produto Interno Bruto (PIB) foi reduzida à metade, as importações quintuplicaram, a pobreza encolheu em mais de 50% e o crescimento é o dobro de décadas anteriores. “Em dezembro de 2011, o crédito como proporção do PIB atingiu quase 50%. Em governos anteriores, não chegava a 20%”, analisou.
    
Conforme Dedé, apenas na primeira semana de redução do juro a quantidade de pessoas em busca dos serviços da CEF aumentou 13%. Bancos privados anunciaram ações semelhantes. “Isso é uma coisa fenomenal, porque atinge verdadeiramente todos os brasileiros de um modo geral”, pontuou, destacando os comentários positivos feitos por representantes de bancos norte-americanos à Dilma, quando da visita dela aos Estados Unidos semana passada. “O Brasil vai ocupar um espaço que há décadas desejamos”, pontuou.
    
Em aparte, o deputado Lula Morais (PCdoB) informou que Bradesco, Banco do Brasil, HSBC e Santander fizeram o mesmo que a Caixa Econômica. “Muita gente bradou aos quatro cantos que isso seria prejudicial. Mas isso mostra a importância que é ter instrumentos públicos para determinar a economia. Se não tivéssemos, certamente não teríamos os bancos privados seguindo a mesma linha”, frisou.

MEIO AMBIENTE E PECÉM
    
Dedé Teixeira ressaltou ainda decreto publicado pelo Governo do Estado instituindo o Comitê da Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável sobre o Bioma Caatinga na Rio+20. O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de maio. “Vamos entregar a Carta de Fortaleza com todas as discussões feitas. Queremos chegar na Rio+20 (em junho próximo) comprometidos”, disse.
    
Por fim, ele citou visita de ontem à tarde ao Complexo Portuário do Pecém. O petista enalteceu a importância dos empreendimentos que estão sendo articulados para a região, e lembrou do Pacto do Pecém promovido pela Assembleia Legislativa para colaborar com o desenvolvimento da obra. De acordo com Teixeira, o documento será lançado ainda no primeiro semestre de 2012.
BC/CG

Veja também