Notícias

Dia Mundial de Conscientização do Autismo convida à reflexão e transformação

Por Ariadne Sousa/com Assessoria Ciadi
31/03/2023 16:54 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

No próximo domingo, 02 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data é celebrada anualmente com o objetivo de desenvolver ações de sensibilização e mobilização para os diversos aspectos que atravessam a vida das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento de origem majoritariamente genética que tem um diagnóstico clínico e características que variam muito de pessoa para pessoa. O TEA não é único, e a diversidade é um dos pontos essenciais para entender esse espectro abrangente, que, por isso mesmo, apresenta demandas e atenções distintas. 

Ao longo dos anos, os conhecimentos sobre a neurodiversidade têm avançado e sido mais divulgados, no entanto a desinformação ainda alimenta muitos preconceitos. É por isso que, ao longo do mês de abril, entidades em todo o mundo buscam fomentar a discussão sobre o tema, que está mais próximo de todos do  que muitos imaginam. 

Na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o Centro Inclusivo de Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) realiza um trabalho de referência com crianças e adolescentes autistas (2 a 16 anos), assim como crianças com síndrome de Down (2 a 7 anos). 

Criado em 2021, o Ciadi é mais um passo da Alece para contribuir com uma área tão importante como o desenvolvimento, a construção da autonomia e a promoção da cidadania para todas as pessoas. 

O Ciadi atua a partir da assistência especializada e multiprofissional, buscando contribuir com o desenvolvimento das habilidades sociais, cognitivas, motoras e emocionais. O serviço atende dependentes dos servidores da Alece, assim como pessoas oriundas das comunidades do entorno.

A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, reforça a importância da mobilização de toda a sociedade para que a inclusão seja uma realidade e acolha as pessoas em suas mais diversas potencialidades. Cristiane Leitão destaca ainda o papel do poder público nesse processo, reiterando o apoio do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), e de todos os parlamentares e servidores da Casa para iniciativas como o Ciadi.                          

SEMINÁRIO CIADI

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará tem diversas ações programadas. Entre elas estão uma audiência pública, uma solenidade e um seminário.

O Ciadi realiza, na quarta-feira (05/04), das 8h30 às 18h, o Seminário Ciadi “Autismo: Mais informação, menos preconceito”, no auditório da Unipace, no 6º andar do anexo II da Alece. O encontro, que é aberto ao público e não exige inscrição prévia, abordará temas como direitos das pessoas com TEA, luta anticapacitista, habilidades sociais na vida adulta e identificação do autismo nas diferentes fases da vida. 

O Seminário Ciadi contará ainda com apresentações artísticas e lançamento de livro. A iniciativa tem o apoio do Comitê de Responsabilidade Social da Alece e da Unipace. 

CAMPANHAS 

Em 2023, o tema da campanha da ONU para o 2 de abril é “Transformação: rumo a um mundo neuroinclusivo para todas as pessoas”. A organização destaca que é necessário focar os esforços em aceitar, apoiar e incluir as pessoas autistas, promovendo e respeitando seus direitos e se afastando de uma narrativa de cura.  

A ONU ressalta as contribuições que as pessoas autistas têm para o mundo em diversas áreas, como em casa, no trabalho, nas artes e na construção de políticas públicas. Alguns pontos de reflexão são, por exemplo, o não reconhecimento dos talentos e possibilidade de contribuição para a sociedade das pessoas com TEA, assim como a discriminação e a falta de acolhimento. 

No Brasil, a campanha nacional, iniciativa da Revista Autismo, tem como tema em 2023 “Mais informação, menos preconceito”, replicada em diversos eventos e estados do País, destacando a necessidade de a sociedade conhecer o transtorno do espectro autista para derrubar os preconceitos que impactam cotidianamente a vida das pessoas. 

Edição: Clara Guimarães

Veja também