Notícias

Mirian Sobreira que levar indústrias para região Centro Sul do Estado

Por ALECE
15/02/2012 14:39 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Dep. Mirian Sobreira (PSB) - Foto: Paulo Rocha

 

A deputada Mirian Sobreira (PSB) fez pronunciamento nesta quarta-feira (15/02) para pedir a união das lideranças políticas que representam a região Centro Sul do Ceará, no sentido de reivindicar a implantação de investimentos nos municípios daquela área do Estado. Segundo ela, o Ceará será beneficiado, em um futuro próximo, com novas grandes empresas, porém os empreendimentos serão em sua maioria concentrados na Região Metropolitana de Fortaleza, conforme explicou.

Uma das regiões ainda não beneficiadas, segundo Mirian Sobreira, foi a Centro Sul. “Estamos órfãos de indústrias”, assinalou, lembrando que o último grande empreendimento atraído para Iguatu foi a empresa Dakota, há 15 anos, que empregava 2 mil funcionários a época de sua instalação, e hoje ocupa mão de obra de 1.700 empregados.

“Iguatu, Acopiara e Icó, se ressentem da falta de novos investimentos, disse a deputada, observando que outras cidades como Crato, Barbalha e Sobral se beneficiaram em larga escala com empreendimentos instalados por empresários de fora do Estado.

De acordo com Mirian, há em Iguatu várias indústrias de filhos de empresários locais. Porém, hoje se verifica um déficit de empregos, por conta da falta de novas indústrias de grande porte. “Hoje são cerca de 21 mil jovens desempregados e 6 mil nem trabalham ou estudam. Temos várias escolas profissionalizantes, temos capacitação de técnicos de informática, e a Fatec, capacitando a mão de obra local, mas precisamos de mais empregos”, acentuou, pedindo um rateio de empresas de forma a beneficiar também o Centro Sul.

Miriam Sobreira observou que só há uma forma de impedir a migração da população para outras cidades, que é a geração de empregos em áreas ainda não desenvolvidas economicamente. Esta geração de postos de trabalho preveniria, assim, a intensificação dos problemas dos grandes centros urbanos, acrescentou.

“Sabemos que o Governo está com essa preocupação de desenvolver de forma uniforme o Estado, levando escolas profissionalizantes para as regiões antes da instalação das empresas. Mas é preciso que o Governo do Estado assegure os maiores incentivos, e chame os prefeitos para que haja atrativos também por parte das prefeituras”, recomendou ela.

A deputada socialista conclamou que todas as lideranças que foram votadas pela região para formar uma frente, para inserir o Centro Sul no rateio das industrias que vêm se instalar no Estado. ”Tem de haver uma maneira de os empresários se encantarem também com o Interior”, disse.
JS/CG

Veja também