Professor Teodoro destaca importância da Campanha da Fraternidade
Por ALECE13/03/2012 15:15
Compartilhe esta notícia:

O deputado Professor Teodoro (PSD) destacou, nesta terça-feira (13/03) em sessão plenária, a importância da Campanha da Fraternidade de 2012, cujo tema é “Fraternidade e Saúde Pública”. Segundo ele, a Igreja Católica, por meio da CNBB, busca alertar as autoridades sobre a situação precária da saúde pública brasileira.
Professor Teodoro acredita que a “dramaticidade” da saúde exige união dos governos federal, estadual e municipal, além da conscientização da sociedade sobre a necessidade de cobrar mais compromisso das autoridades. O parlamentar disse que, apesar dos esforços realizados e dos avanços obtidos até agora, a área ainda carece de mais investimentos do Governo Federal, “para que os estados realizem a contento e todo mundo tenha uma saúde de qualidade”. “Os hospitais não atendem bem, faltam leitos, não há uma distribuição equitativa em todo o País”, reclamou.
No Ceará, o deputado reconheceu o empenho do governador Cid Gomes com a pasta, descentralizando atendimentos. Na avaliação dele, a construção da rede no Interior, com hospitais e policlínicas, vem suprindo as regiões e evitando o deslocamento da população local para Fortaleza. “Existe essa preocupação e um desejo do Governo, que está se tornando prática no dia a dia”, ressaltou.
Ao lembrar que a Campanha da Fraternidade é lançada na quaresma, período de 40 dias que precede a Páscoa, o parlamentar ponderou que é o momento de mudança no modo de viver. “Deus quer que os homens vivam bem, com dignidade e tenham felicidade, que exige uma saúde boa e de qualidade”, avaliou. Ele destacou as palavras de Jesus sobre o propósito de sua presença na vida das pessoas: “Vim para que tenham vida e vida em abundância”.
Professor Teodoro disse esperar que a campanha contribua para o debate, e que cada pessoa “prepare, à sua maneira, a ressurreição e viva com aquilo que Jesus ensinou, sobretudo, por intermédio da fraternidade”.
Em aparte, o deputado Ferreira Aragão (PDT) reiterou a preocupação com a saúde brasileira, especialmente no Ceará. Ele mencionou a situação de Tianguá, onde apenas duas ressonâncias são realizadas por mês. “Tem gente na fila há bastante tempo”, lamentou. Entretanto, se mostrou otimista com a chegada do hospital da zona norte. “Acredito que vai ser bem equipado. Agente vai minimizar os problemas de saúde”, observou.
LS/AT
Veja também

Alô Alece entrevista o deputado Alysson Aguiar nesta terça-feira
Autor: Wanessa Tavares / com Assessoria
Lia Gomes destaca a interiorização e fortalecimento da rede de apoio às mulheres no Conexão Alece
Autor: Narla Lopes