Notícias

Questão de Ordem recebe a jornalista Cristina Serra nesta quinta-feira

Por Wanessa Tavares
06/07/2023 15:18 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

ornalista Cristina Serra e jornalista Renato Abreu

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, nesta quinta-feira (06/07), a jornalista e escritora paraense Cristina Serra. A convidada vai falar sobre o livro de sua autoria, “Nós, sobreviventes do ódio- Crônicas de um País devastado”, que foi lançado no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), na noite, da última quarta-feira (05/07).

A obra é publicada pela Editora Máquina de Livros, tem apresentação do jornalista Janio de Freitas e texto da contracapa assinado por Juca Kfouri.

“Nós, Sobreviventes do Ódio”, quarto livro da jornalista Cristina Serra, 60 anos, 26 anos dos quais dedicados ao exercício do jornalismo na Rede Globo, é, no dizer de Janio de Freitas, uma reflexão em tempo real sobre os anos mais tenebrosos do Brasil desde a redemocratização. O livro reúne 224 crônicas publicadas pela autora no jornal Folha de S.Paulo, entre 2020 e o começo de 2023, período que combinou a chegada da extrema direita ao poder com Bolsonaro, o ultraliberalismo de Paulo Guedes e a pandemia do coronavírus. 

Os artigos foram selecionados a partir de alguns temas: os ataques à vida dos brasileiros, à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente. Alguns deles, inclusive, viralizaram nas redes sociais. Os textos avançam até o começo do governo Lula e a tentativa de golpe, em Brasília, no dia oito de janeiro.

Para a autora, o livro é um esforço de documentação e memória das atrocidades perpetradas pelo governo Bolsonaro para que os crimes cometidos por ele, ministros, assessores, políticos e autoridades não fiquem impunes.

ENTREVISTADA                                                                                                                         

Cristina Serra é uma das mais reconhecidas profissionais de imprensa, autora de textos sobre conjuntura política, econômica e social, defesa da democracia, combate ao golpismo, ao belicismo, à negligência com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), às “fake news”.

Começou a trabalhar como jornalista em Belém, no jornal Resistência, da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH), enquanto estudava jornalismo na Universidade Federal do Pará (UFPA), no começo dos anos 1980. Antes de se formar, mudou-se para o Rio de Janeiro e concluiu o curso na Universidade Federal Fluminense, em Niterói. Ainda estudante, trabalhou no Jornal Leia, especializado em literatura e mercado editorial.

Trabalhou em veículos como Jornal do Brasil, Veja, Folha de S.Paulo e Rede Globo. Na TV, foi repórter no Rio de Janeiro e em Brasília, correspondente em Nova York e comentarista do Programa do Jô.

É autora dos livros; “Tragédia em Mariana”, “A Mata Atlântica e o Mico-Leão-Dourado, além de participar de dois canais de debates no You Tube; “Rebeldes Sempre” e “Manhattan Disconnection”.

Com produção de Helenir  Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o programa Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O Questão de Ordem também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.      

Edição: Clara Guimarães

Veja também