Notícias

Seminário contra violência sexual infantil acontece em Brejo Santo

Por ALECE
12/03/2012 17:57 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

Dep. Bethrose (PRP)

A Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), promove nesta terça-feira (13/03), a partir das 8h, o 12º seminário regional da campanha "Quem Cala, Consente - Violência Sexual Contra Criança e Adolescente é Crime".

O encontro ocorrerá no Ginásio de Esportes Welingtão, localizado na rua Manoel Leite de Moura, nº 1066, no Centro de Brejo Santo. De acordo com a presidente da Comissão da Infância e Adolescência, Bethrose (PRP), o objetivo do seminário é conscientizar e mobilizar a sociedade cearense para o combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil, estimulando a não-omissão diante de casos de violência sexual.

“Os diversos estudos sobre o assunto mostram que, na maioria das vezes, os casos de violência sexual são praticados, geralmente, por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio familiar e social. Por isso, nós reforçamos a importância de deixar a sociedade em alerta, para que aprenda a identificar o abuso", esclarece a parlamentar.

Dentro da programação do evento, representantes do município formarão um grupo de trabalho para a construção do Plano de Ações Estratégicas (PAE¬), que visa prevenir e combater a violência sexual infanto-juvenil. O PAE deverá ser elaborado e executado em seis meses.

Após esse período, as escolas que concluírem de maneira satisfatória seus planos receberão da Assembleia Legislativa o Selo Escola Cidadã, como forma de reconhecer a contribuição social da instituição para a sociedade.

Encontros Regionais
O ciclo de seminários regionais está percorrendo as principais regiões do Estado, reunindo representantes dos 184 municípios cearenses. Desde maio do ano passado, já foram realizados dez encontros. Até o mês de junho de 2012, o evento acontecerá nos municípios de Sobral, Crateús, Iguatu, Icó, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza.

Em cada evento são distribuídos os materiais de divulgação da campanha, como cartazes, bótons, adesivos e panfletos, que explicam as formas de identificar a violência sexual infanto-juvenil e os meios de denunciar. A campanha foi lançada no dia 18 de maio de 2011, na Assembleia Legislativa.
RW/JU

 

Veja também