Oradores

Sérgio Aguiar destaca crescimento econômico no Brasil

Por Lincoln Vieira
22/02/2024 14:20 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: José Leomar

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) analisou o cenário econômico no Brasil e destacou o impacto positivo que a redução da taxa Selic tem gerado no desenvolvimento do País. Em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta quinta-feira (22/02), ele acentuou que a ação do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central contribuiu para promover o reinvestimento e novas oportunidades de emprego no País. 

“É daí que vem a perspectiva de diminuição da taxa de desemprego no Brasil. Nos últimos seis meses, tem aumentado a oportunidade cada vez mais de geração de trabalho para a população do nosso País”, ressaltou. 

O deputado salientou que a redução da taxa Selic é oriunda do recorde da exportação do agronegócio, que movimentou “quase 12 bilhões de dólares em 2013”. Segundo ele, o aumento foi de 14,8%, equivalente a um incremento de 1,5 bilhão de dólares em relação aos 10,2 bilhões de dólares exportados em janeiro de 2013. “Conforme dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, o volume foi observado por causa dos aumentos da exportação em grãos e açúcar”, assinalou. 

Sérgio Aguiar destacou também as vendas externas da soja. Segundo ele,  as vendas atingiram um recorde de 2,5 bilhões de dólares. “Esse número foi alcançado pelo forte volume de soja exportado em grãos. Foram 2 milhões e 850 mil toneladas exportadas em janeiro de 2024, um volume 240% superior quando comparado com o mesmo período de 2023”, salientou.

O deputado acentuou ainda que outro destaque das vendas externas é a alta do açúcar. E informou que o produto teve alta, estabelecendo-se como o segundo principal setor exportador do agronegócio brasileiro em janeiro de 2024. “O volume exportado de açúcar pelo Brasil bate recorde para os meses de janeiro, chegando a 3,2 milhões de toneladas, uma quantidade recorde com um dos preços mais altos dos últimos sete anos. A Índia foi a maior importadora de açúcar brasileiro em  2024”, informou. 

Sérgio Aguiar pontuou ainda que, de janeiro de 2013 a fevereiro de 2024, as vendas externas do agronegócio brasileiro “somaram 168 bilhões de dólares, um crescimento de 5% em comparação com os 12 meses anteriores”. “Soja em grãos e carnes foram os produtos que mais contribuíram para o desempenho favorável do acumulado do ano”, explicou. 

O parlamentar ressaltou que os dados demonstram a força do agronegócio perante a balança comercial brasileira. “A ciência, a tecnologia e a inovação ocorreram e trouxeram mais capacidade de produção, entretanto o Brasil ainda continua a ser um grande exportador de commodities, assim como era há 500 anos”, assinalou. 

“No total, foram quase 30 mil gigawatts de aumento no Brasil,  e esse resultado representa um recorde de produção anual de energia elétrica a partir da rede de fonte de biomassa, que inclui bagaço e palha de cana de açúcar, biogás, lixívia, resíduos de madeira, dentre outros”, pontuou.

Ainda na tribuna, Sérgio Aguiar sugeriu aos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostas irregularidades e abusos por parte da Enel Distribuidora de Energia que as ações do colegiado sejam determinantes para dar uma resposta à sociedade cearense. "É uma situação calamitosa que passa o Ceará. O serviço prestado tem gerado prejuízos imensuráveis à população", disse. 

Em aparte, o deputado Moésio Loiola (Progressistas) comunicou que o município de Pacujá ficou sem energia durante 20 horas. “Está na hora de tomar uma medida mais contundente. Se a CPI não tomar uma medida mais forte, pode ficar desmoralizada”, cobrou. 

Já o deputado Missias Dias (PT) ressaltou que, no assentamento em que mora, 68 famílias ficaram sem energia durante uma semana. “Liguei para o diretor da Enel, resolveram, mas depois teve novo problema e passou mais quatro dias. É um absurdo”, lamentou. 

Edição: Clara Guimarães

Veja também