Notícias

Siga-me visita Museu Senzala Negro Liberto, em Redenção

Por ALECE
30/08/2023 12:47

Compartilhe esta notícia:

O programa Siga-me, da TV Assembleia (canal 31.1), desta quarta-feira (30/08) vai até a cidade de Redenção, localizada a 55 km de Fortaleza, para conhecer o Museu Senzala Negro Liberto. Adentrando a senzala, canaviais, casa-grande e engenhos, o programa convida o espectador a entender um pouco mais sobre a história do local. O Siga-me vai ao ar às 19h, e após a exibição na TV, o programa é disponibilizado também no Youtube da TV Assembleia.

Inaugurado em 2003, no Sítio Livramento, o museu composto por casa-grande, senzala, canavial e lojinha tenta ressignificar um espaço antes utilizado para oprimir, objetificar e silenciar o povo negro. Hoje, o museu busca conscientizar sobre o passado obscuro e de violência sofrido pelas pessoas escravizadas que ali viviam. O resgate histórico é feito por funcionários, que recebem estudantes, universitários e turistas do Brasil e do mundo.

O local possui a estrutura colonial preservada. A mobília da casa-grande ainda pode ser encontrada em perfeito estado. Já a estrutura da senzala mostra um pouco das condições sub-humanas vivenciadas há menos de 150 anos. Situada no subsolo da casa-grande, a senzala é um lugar escuro, de teto baixo e cheia de morcegos. Lá são encontrados também objetos e espaços de tortura, como o tronco e a solitária.

No Ceará, a abolição da escravatura aconteceu no dia 25 de março de 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, que libertava os escravizados em todo Brasil, no dia 13 de maio de 1888. A abolição no Ceará foi resultado de um movimento encabeçado pelo abolicionista e jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar. O movimento consistia na greve dos jangadeiros que se recusaram a fazer o transporte dos negros escravizados.

O Engenho Livramento foi o primeiro do Ceará a alforriar os escravizados. Este fato foi decisivo para que a cidade, antes chamada Vila Acarape, recebesse o nome de Redenção em 1889.

Neste ano de 2023, a abolição no Ceará completou 139 anos. Além de feriado no Estado, a Data Magna, a data é reconhecida como Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Pessoas.

Apresentado por Jânio Alves, o Siga-me é um programa que visita importantes espaços culturais pelo Ceará. A edição é de Samuel Frota, produção de Celina Diógenes e imagens do cinegrafista Salomão Costa.

Como assistir a TV Assembleia: Fortaleza -canais 31.1 e 7.3 (digital); Sobral - canal 31.1; Juazeiro do Norte - canal 7.3. Confira a lista de canais completa por município aquiNa TV por assinatura: NET/Claro (canal 11); Multiplay (canal 30) e Brisanet (canal 148). Para rever o programa no YouTube, acesso o canal da TV Assembleia – Ceará.

Da Redação/Com TV Assembleia

Veja também