Alece debate importância de fisioterapeutas nas UTIs e CTIs
Por Giovanna Munhoz13/09/2023 08:34 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza, na quinta-feira (14/09) a partir das 14h, uma audiência pública para debater a permanência do profissional fisioterapeuta nos Centros de Terapia Intensiva (CTI) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adulto, pediátrico e neonatal. O evento atende ao requerimento do deputado Marcos Sobreira (PDT) e será promovido pela Comissão de Previdência Social e Saúde.
O debate vai destacar o projeto de indicação n° 35/2022, aprovado na Casa e de autoria do parlamentar, que obriga a presença de no mínimo um fisioterapeuta para cada dez leitos nas unidades ou centros de terapia intensiva, nos turnos matutino, vespertino e noturno, perfazendo um total de 24 horas por dia durante sete dias da semana.
Segundo Marcos Sobreira, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício e integrar políticas públicas. “Das ações que visam reduzir os riscos decorrentes de doenças e demais situações que possam comprometer a saúde do cidadão, cumpre destacar a atuação do Estado dentro das unidades de terapia intensiva, notadamente quanto à importância do profissional fisioterapeuta nos referidos espaços”, explicou.
O deputado lembra que CTIs e UTIs admitem pacientes graves com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos e que com o suporte e tratamento intensivo, tenham possibilidade de se recuperar. “Dentre o processo de monitoramento dos pacientes que adentram as UTIS ou CTIS, cumpre destacar a atuação dos profissionais fisioterapeutas quanto a avaliação clínica, monitorização do intercâmbio gasoso, avaliação da mecânica respiratória estática e dinâmica, além de demais funções indispensáveis”, disse.
O parlamentar apontou ainda que a especialidade de Fisioterapia em Terapia Intensiva é devidamente reconhecida e disciplinada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e reúne a aplicação de técnicas e recursos relacionados à manutenção da permeabilidade das vias aéreas, suporte ventilatório e demais especialidades que se fazem necessárias.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Colégio Tiradentes recebe homenagem na Alece pelos 75 anos de fundação
Autor: Ariadne Sousa
Alece promove inclusão com equipe qualificada de servidores
Autor: Paulo Veras, da Comunicação Interna