Notícias

Romeu Aldigueri convida para lançamento do programa Ceará de Valores e critica PEC da Blindagem

Por Gleydson Silva e Amanda Andrade*
18/09/2025 13:00 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

Presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB) fez o convite para lançamento do programa Ceará de Valores em entrevista coletiva - Foto: José Leomar / Alece

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), convidou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (18/09), os parlamentares e a população para o lançamento do programa Ceará de Valores. O presidente também criticou, em plenário, a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) das Prerrogativas - também chamada de PEC da Blindagem - pela Câmara dos Deputados.

O Ceará de Valores será lançado na próxima segunda-feira (22/09), em parceria com o Instituto Centec. A iniciativa foi aprovada pelo Plenário da Casa e tem como meta capacitar 16 mil jovens de 14 a 29 anos em todo o Estado, com foco em competências socioemocionais, pertencimento cultural e preparação para os novos paradigmas sociais e econômicos.

O parlamentar destacou que o Ceará de Valores busca oferecer aos jovens cearenses oportunidades concretas de capacitação e inserção social. “Queremos que esse jovem saia da ociosidade, que tenha um primeiro emprego, ingresse na universidade, conheça seus direitos e deveres ou mesmo que se torne empreendedor, seja como autônomo, empresário individual ou agroindustrial”, pontuou.

De acordo com Romeu Aldigueri, a proposta vai além da formação técnica, envolvendo também aspectos culturais e identitários. “O melhor do Ceará é o cearense. Por isso, queremos que jovens conheçam a história, a geografia e a cultura do nosso Estado, ouvindo experiências positivas de cearenses de valor”, disse. O presidente ainda ressaltou o caráter preventivo do programa. “É fundamental trazer o jovem para mais perto, evitando que esse jovem seja seduzido pelo álcool, pelas drogas ou pela criminalidade”, justificou.

Presidente Romeu Aldigueri (PSB) fez críticas à aprovação de PEC pela Câmara dos Deputados e celebrou sanção de lei pelo governador Elmano de Freitas em pronunciamento durante a sessão plenária desta quinta-feira (18/09)

CRÍTICAS À APROVAÇÃO DE PEC PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Durante a sessão plenária desta quinta-feira, Romeu Aldigueri repudiou a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) das Prerrogativas - também chamada de PEC da Blindagem - pela Câmara dos Deputados. O texto prevê autorização da Câmara ou do Senado para o Supremo Tribunal Federal (STF) processar deputados ou senadores.

Romeu Aldigueri comentou que a medida “envergonha a nação brasileira” e defendeu que o Senado rejeite a matéria. Na avaliação do parlamentar, o Congresso Nacional precisa focar na tramitação de temas que são de interesse da população, como a PEC Nacional da Segurança Pública, isenção e redução do Imposto de Renda, o fim da escala de trabalho 6x1, taxação de grandes fortunas, entre outras. “Esses sim são os assuntos de interesse da nossa população, e não blindar parlamentares de crimes que vão além até do ‘ser parlamentar'”, avaliou. 

Para Romeu Aldigueri, ao contrário do que tem acontecido na Câmara dos Deputados, a transparência das ações dos parlamentares é essencial. A fala foi uma crítica a uma emenda da PEC que garante o voto secreto em casos de votação que venha a decidir se os parlamentares devem ser investigados ou não. “Nessa Assembleia [Alece] damos exemplo e estamos, cada vez mais, sendo transparentes, com a maioria das votações abertas, com o parlamentar dando satisfação do seu voto para o seu eleitor”, ressaltou.

O presidente cobrou também que o Congresso vote a PEC da Segurança Pública, ao mesmo tempo em que parabenizou o governador Elmano de Freitas por enviar para a Casa uma PEC que permite que os gastos com segurança pública tenham o mesmo tratamento dado à saúde e à educação e fiquem fora do teto estadual de despesas. “O governador demonstra que quer, inequivocadamente, gastar mais e que segurança pública é hoje tema central e prioritário, assim como educação e saúde”, afirmou.

SANÇÃO DE LEI

O chefe do Legislativo celebrou ainda a sanção, por parte do governador Elmano de Freitas, do projeto de lei n.º 131/23, aprovado nesta quarta-feira (17/09), pelo Plenário da Alece, que tem o objetivo de promover a alimentação saudável nas escolas públicas e particulares do Ceará. 

Entre as determinações do texto está a exclusão de alimentos ultraprocessados e açucarados nesses ambientes. “Essa determinação serve de referência positiva para a vida saudável de futuras gerações no Ceará, melhorando substancialmente a alimentação dos nossos estudantes, erradicando esses alimentos ultraprocessados”, explicou Romeu Aldigueri. 

*Estagiária, sob supervisão do editor Geimison Maia

Edição: Geimison Maia/Lusiana Freire

Veja também