Instituições de ensino de Caucaia e Maracanaú visitam a Alece nesta quinta
Por Wanessa Tavares21/09/2023 16:42 | Atualizado há 3 meses
Compartilhe esta notícia:

O projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce), recebeu, nesta quinta-feira (21/09), alunos de duas instituições de ensino, sendo dos municípios de Caucaia e Maracanaú.
Na manhã, a Alece recebeu 40 estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Romeu de Castro Menezes, do bairro Nova Metrópole, em Caucaia. O deputado Felipe Mota (União) conversou com os estudantes sobre as atividades da Casa Legislativa e mostrou o funcionamento do Plenário 13 de Maio. Acompanharam os estudantes os professores Gomes Rodrigues e Débora Peixoto.
A visita foi conduzida pela equipe do Malce, formada por Socorro Medeiros, Ivana Abreu Dantas, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.
%20.jpg)
Alunos da Escola Cívico Militar (ECIM) Doutor José de Borba Vasconcelos são recebidos pelos deputados Gabriella Aguiar e Alcides Fernandes - Foto: Máximo Moura
Já no período da tarde, 39 alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Cívico Militar (ECIM) Doutor José de Borba Vasconcelos, do bairro Conjunto Industrial, de Maracanaú receberam as boas-vindas da deputada Gabriella Aguiar (PSD) e do deputado Alcides Fernandes (PL), no Comitê de Imprensa da Casa.
A deputada Gabriella Aguiar, presidente da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), falou sobre as ações do seu mandato e à frente da Unipace. Ela ressaltou o prazer de receber e conversar com jovens que vêm conhecer o dia a dia da Alece. “Sempre que possível, eu busco conversar com os alunos que vêm das diferentes escolas aqui para a Assembleia, porque aqui é a Casa do Povo, e a gente tem que estimular a juventude a conhecer a função do Legislativo, para respeitar a democracia e saber como fazer políticas públicas. São jovens de 14, 15 anos, que têm sonhos de uma vida melhor. E eu fiz até o convite para que eles venham para a política também”, afirmou.
Já o deputado Alcides Fernandes (PL) saudou os jovens e parabenizou a escola cívica por instruir alunos para uma formação cidadã com ideias construtivas para o futuro.
“A gente chega numa sala de aula da escola cívica militar e vê que é completamente diferente de outros ensinamentos, de outras doutrinas. A doutrina da escola cívica é espetacular. Vocês veem que eles ficam todos compenetrados ouvindo o que a gente está falando. Então Maracanaú está de parabéns com essa atitude. Eu acho que outros municípios deveriam fazer também assim. Então é louvável”, ressaltou.
A aluna Tereza Tavares, 13 anos, considerou a visita uma experiência importante. “É inspirador ver mulheres ocupando posições de destaque na política e mostrando que têm voz e poder de influência. Isso mostra que estamos avançando para um futuro mais igualitário e inclusivo”, afirmou.
Em seguida, o grupo, acompanhado pela diretora da escola, Katiana Lima; a coordenadora pedagógica, Fátima Cecília Gonçalves; o capitão do exército e oficial de gestão educacional, Carlixto Brandão, e o suboficial da Marinha e monitor educacional Pedro Edenízio conheceram o Plenário 13 de Maio, o Malce e assistiram a uma palestra sobre a política do estado do Ceará e do Brasil.
Os jovens foram guiados pela equipe do Malce, integrada por Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Edna Pontes, Marcela Loiola, Nicole Guedes e Rodolfo Matos.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Programa Alô Alece destaca o Projeto Ceará de Valores nesta terça-feira
Autor: Wanessa Tavares/com Assessoria
Alece ressalta importância histórica do FAT e do Sine para trabalhadores brasileiros
Autor: Gleydson Silva