Garantia de inclusão para surdos é defendida em sessão solenidade
Por Geimison Maia25/09/2023 19:47 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta segunda-feira (25/09), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em alusão ao Dia Nacional do Surdo - comemorado em 26 de setembro - e ao Dia Nacional de Língua Brasileira de Sinais (Libras) - celebrado em 24 de abril.
Requerente da solenidade, a deputada Marta Gonçalves (PL) reafirmou “o compromisso em favor da acessibilidade” e salientou: “não dialogamos com deficiência e sim com pessoas. Oportunidades, só isso basta para um futuro vitorioso”.
A deputada Emília Pessoa (PSDB), subscritora do requerimento da sessão, falou sobre a felicidade de participar da solenidade e defendeu a necessidade de celebrar a data e de debater sobre a inclusão. “Precisamos trazer a inclusão de fato para atos efetivos, que possam verdadeiramente mudar a sociedade e fazer com que haja zero preconceito e discriminação e, assim, a gente possa enfim viver de forma igualitária”, afirmou.
Para o deputado Sargento Reginauro (União), subscritor da solenidade, “é preciso parar de falar de inclusão e passar a viver a inclusão no Brasil”. Ele lembrou que essa é, inclusive, uma garantia da Constituição Federal que, no artigo 5º, afirma que todos os cidadãos são iguais. Sargento Reginauro avaliou ainda ser preciso que os serviços públicos estejam preparados para garantir o acesso das pessoas com deficiência, que, segundo ele, representam aproximadamente 20% da população brasileira. Nesse sentido, o parlamentar parabenizou o trabalho dos intérpretes de libras para permitir a fruição desse direito.
Durante a solenidade, foram homenageados com certificados 20 pessoas e entidades que representam essa luta. Falando em nome deles, o secretário da Educação de Aquiraz, Alexandre Sousa Alves, comentou ser o momento “de juntar as mãos” em favor da inclusão. Como exemplo, ele citou o trabalho feito no Município de realizar um curso intensivo de Libras. “Aquiraz está crescendo nessa caminhada da inclusão. Já passou o momento só de falar, é momento de colocar em prática”, avaliou ele, ressaltando o trabalho de toda a equipe da pasta e da Prefeitura para viabilizar essa iniciativa.
%20.jpg)
Presidente da Associação de Surdos do Ceará (Asce), Erika Eduardo Saraiva, defende presença de intérpretes de libras no Interior - Foto Macos Moura
Também discursando em nome dos homenageados, por meio de libras, a presidente da Associação de Surdos do Ceará (Asce), Erika Eduardo Saraiva, ponderou que “há lacunas e barreiras na acessibilidade”. Ela deu como exemplos a necessidade de garantir a presença de intérpretes de libras em municípios do interior e em áreas essenciais de atendimento ao público, como a saúde.
Na sessão, também foi reproduzido um vídeo com uma série de depoimentos de pessoas surdas. Além disso, a artista surda Lívia Cruz e a intérprete artista ouvinte Gracy Kelly fizeram a leitura do poema Olhares.
A solenidade contou ainda com a presença de intérpretes de libras, inclusive durante a execução do hino nacional. E o mestre de cerimônias Renan Santos iniciou a sessão solene se comunicando por meio da Língua Brasileira de Sinais.
Edição : Clara Guimarães
Veja também

CDHC debate projeto sobre reserva de vagas para mulheres na administração pública
Autor: Pedro Emmanuel Goes
Casa do Cidadão realiza força-tarefa para atendimento de criança com deficiência
Autor: Ariadne Sousa / com informações da Alece TV e da Alece FM