Notícias

Importância da prevenção e tratamento do câncer de mama é destacada na Alece

Por Ariadne Sousa
16/10/2023 17:27 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Dário Gabriel

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta segunda-feira (16/10), solenidade em homenagem à Campanha Outubro Rosa, pelo relevante papel do movimento na conscientização do câncer de mama, realizando ações para que a população compreenda a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença. 

A cerimônia atende a requerimento da deputada Larissa Gaspar (PT). Ela ressaltou que o mês de outubro é muito significativo para a luta das mulheres contra o câncer de mama, que é o que mais acomete mulheres no mundo todo. Ela lembrou que a prevenção é fundamental para o sucesso no tratamento, e que em casos de detecção precoce as chances de cura chegam a 95%. “Nós temos que reforçar as ações preventivas, presentes no auto exame, mas estão também na assistência das unidades de saúde, assim como na realização da mamografia”, afirmou. 

Para a subscritora da homenagem, Jô Farias (PT), apesar dos avanços registrados nos últimos anos, o combate à doença ainda precisa avançar, inclusive no que diz respeito à consciência de que esta é uma luta que não se restringe apenas às mulheres ou a um período específico, que deve ser abraçada por toda a sociedade e pelo poder público de forma contínua. 

A vice-governadora do Ceará e secretária das Mulheres, Jade Romero, explicou que o estado vem promovendo ações para expansão e interiorização dos atendimentos no âmbito da saúde da mulher, inclusive com a promoção de um calendário especial neste mês de outubro, com a ampliação da capacidade de realização de mamografias em 29%, das ultrassons mamárias em 40% e com a abertura de algumas policlínicas aos sábados.

Além disso, a titular da pasta alertou para a necessidade de que alguns preconceitos e paradigmas em torno do autocuidado sejam quebrados para que se atinja melhores resultados. “Hoje o Ceará tem o dobro de mamógrafos com relação ao mínimo exigido em lei, mas ainda existe o absenteísmo, muitas mulheres que não vão fazer o exame”, completou. 

Participaram ainda da mesa da cerimônia os deputados estaduais Sargento Reginauro (União) e Firmo Camurça (União); a presidente de honra do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), Meire Costa Lima; e a coordenadora das Redes de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Rianna Nobre. 

HOMENAGEADOS

Dr. Luiz Porto Pinheiro enfatiza importância da prevenção do câncer de mama - Foto: Dário Gabriel

Falando em nome dos homenageados, o Presidente do Comitê Estadual de Controle do Câncer e Presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia, Luiz Gonzaga Porto Pinheiro, relembrou o surgimento da Campanha nos anos 1990 e afirmou que as resistências que ocorrem ainda hoje quanto ao tratamento e prevenção do câncer de mama, possuem raízes culturais de quando a doença era pouco conhecida e desenvolveu-se uma crença ligando o surgimento do câncer a uma espécie de punição. 

Segundo ele, a superação de preconceitos relacionados ao tema não é algo simples e passa essencialmente pela difusão do conhecimento de forma clara e próxima da população, assim como pelo amplo acesso à saúde. 

Além dele, foram agraciados pela Alece o MMLC; o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e o Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda. Também receberam homenagem Ana Célia Freire Maia; Maurineide Holanda Cavalcante Silveira; Cristiane de Carvalho Coutinho; Aline Carvalho Rocha; Paulo Henrique Diógenes Vasques; Daniele Castelo Branco; Ana Valéria Escolástico Mendonça; Maria Clebia Dantas Bezerra; Joira Albano Ribeiro Karla Veruska de Sousa Silva Dias; Mariete Ximenes Araúio Lima; Ivonete Pereira Cavalcante Vieira; Marcelha Pinheiro de Melo; Maria de Nazaré Rodrigues Caitano; Marta Maria Quintino; e Suely Kuhrusly. 

Edição: Clara Guimarães

Veja também