Debate sobre capacitação marca abertura da I Feira de Aprendizagem Profissional
Por Pedro Emmanuel Goes30/10/2023 18:42 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O primeiro dia da I Feira Cearense de Aprendizagem Profissional contou com a presença maciça de jovens aprendizes, gestores e representantes de diversos municípios cearenses. Na tarde desta segunda-feira (30/10), o auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), sediou a cerimônia de abertura da feira, promovida pela Casa por meio do projeto Alcance, em parceria com o Fórum Cearense de Aprendizes Profissionais, Rede Peteca e Ministério Público do Trabalho, e os debates acerca da qualificação profissional de jovens aprendizes em nível estadual e municipal.
Com as discussões voltadas principalmente para prefeitos, secretários e gestores, o primeiro dia contou com a participação da primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, que falou sobre a questão do empreendedorismo e da qualificação profissional dos jovens, principais temas abordados hoje. Para ela, são dois assuntos essenciais quando se fala em políticas de desenvolvimento social.
“A capacitação profissional dos nossos jovens, por exemplo, perpassa muitos assuntos que trabalhamos continuamente aqui na Alece, como o combate à fome, por exemplo. Então essa feira é mais uma ação exemplar do Alcance, programa que abre mais ainda as portas da Alece para o povo cearense e ainda possibilita que os jovens cearenses tenham oportunidades e possam criar projetos de vida”, frisou.
O acesso às oportunidades também foi abordado pela coordenadora-geral do Alcance, a deputada Jô Farias (PT). Na ocasião, ela mencionou projeto de indicação de sua autoria, em tramitação na Alece, que sugere a adoção de cotas para seleção de jovens aprendizes para o serviço público, da mesma forma que acontece nas empresas privadas.
De acordo com ela, o dia de hoje é para “jogar luz sobre esse assunto”. “Queremos que esses jovens também tenham chances na administração pública, ampliando assim as possibilidades de acesso ao mundo profissional”, reforçou.
%20.jpg)
Primeira-dama da Assembleia Legislativa, Cristiane Leitão - Foto: Máximo Moura
APRENDIZAGEM NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Seguindo a programação do dia, a palestra “Aprendizagem na Administração Pública – Espaço de Inclusão e Cidadania” foi ministrada pelo procurador do Ministério Público do Trabalho e coordenador da Rede Peteca, Antônio de Oliveira Lima.
Em sua fala, o procurador reforçou a necessidade de implementação de programas de jovens aprendizes no âmbito da administração pública. Segundo ele, no Ceará e municípios cearenses, isso não acontece por obrigatoriedade, como é o caso das empresas privadas, visto que os entes públicos são regidos por estatuto próprio.
“É o caso de as casas legislativas proporem, conforme o caso, a obrigatoriedade dessas cotas para a contratação de jovens aprendizes, a exemplo do projeto proposto pela deputada Jô Farias”, disse.
A programação seguiu com apresentação artística de jovens aprendizes do município de Jaguaruana e com visita aos stands de serviços oferecidos pelas instituições que compõem o Fórum Cearense de Aprendizagem Profissional: Instituto de Educação Portal, iJovem, IDT - Empreendedores, Centro de Estágio, Agência de Desenvolvimento Social, Rede Cidadã, Programa Primeiro Passo, Movimento Saúde Mental, Instituto de Arte e Cidadania do Ceará, Espro, IntegraSol, Associação Comunitária de Profissionalização e a Abence.
Além de representantes da Secretaria de Proteção Social do Estado, Banco do Nordeste e das instituições que compõem o Fórum de Aprendizagem Profissional, o evento contou ainda com participação de lideranças dos municípios: Eusébio, Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Pacajus, Caridade, Amontada, Arneiroz, Quixadá, Acarape, Santana do Cariri, Aratuba, Baturité, Missão Velha, Ibiapina, Pindoretama, Paracuru, Juazeiro do Norte, Jaguaribe, Redenção, Jaguaruana, Beberibe, Irauçuba, Forquilha, Santana do Acaraú, Aracoiaba, Várzea Alegre, Cruz, Marco, Poranga, entre outros.
SEGUNDO DIA
Dando continuidade à programação, o segundo e último dia da I Feira de Aprendizagem Profissional tem programação voltada principalmente para os jovens aprendizes. A expectativa é que cerca de 1.200 jovens compareçam ao evento e tenham a oportunidade de conhecer e se inscrever nos programas desenvolvidos pelas instituições qualificadoras.
Nesta terça-feira (31/10), além dos stands, o auditório Murilo Aguiar vai sediar os debates Aprendizagem Inclusiva - da Vulnerabilidade à Cidadania", “Cumprimento Alternativo de Cotas – Mais que Cumprir a Lei, Garantir Direitos”, “Potencialidades da Aprendizagem” e “Aspectos Formativos da Aprendizagem”.
SERVIÇO: I Feira Cearense de Aprendizagem Profissional
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, no auditório Murilo Aguiar.
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807, Dionísio Torres, Fortaleza/CE (entrada pela rua Barbosa de Freitas, próximo à esquina com a avenida Pontes Vieira).
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemjMCWLkLqmZEUWfRsRxm8QUsjdPx3O0Vy5xxapu8luQGXJw/viewform
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Alece destaca papel de conciliadores e mediadores na justiça cidadão em solenidade
Autor: Giovanna Munhoz
Programa Alô Alece desta quarta destaca o Dia do Psicólogo e ações da Casa na educação e saúde
Autor: Amanda Andrade*, com Assessoria