Importância da Expoece para o Ceará é destaque em sessão solene na Alece
Por Davi Holanda07/11/2023 19:43 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nesta terça-feira (07/11), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração a 67ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece). A solenidade atendeu a requerimento do deputado De Assis Diniz (PT).
Organizada e realizada pela Associação de Criadores do Ceará (ACC), a Expoece faz parte do Calendário Oficial de Feiras e Exposições o Estado. De acordo com o deputado De Assis Diniz, o evento é considerado tradicional para a Capital cearense, atraindo anualmente um grande público.
“A festa revela o apreço dos cearenses à cultura sertaneja, como também abre espaço para inovações incorporadas pelas ciências agrárias à prática dos criadores principalmente pela exposição e julgamento de animais de excelente acurácia genética, das espécies bovinas, caprinas, equinas e ovinas”, pontuou.
“A Expoece passou a ser um importante espaço para comercialização dos produtos fabricados e produzidos nas pequenas propriedades rurais do estado do Ceará, responsável também pela divulgação dos projetos governamentais prioritários, espaços de capacitação e interação entre os produtores participantes e público visitante”, completou.
Antônio Valente Braga Almeida, presidente da Associação dos Criadores do Estado do Ceará (ACC), destacou que a exposição é um patrimônio cultural do estado do Ceará. “A Expoece existe há 67 anos e virou patrimônio cultural do Estado, acontecendo ininterruptamente no mesmo lugar. O evento gera renda, 200 empregos diretos e cerca de 1.000 empregos indiretos, ajudando a movimentar ainda mais a economia do Ceará. A exposição já faz parte da cultura imaterial do Estado e remete a nostalgia de muitas pessoas, que já se divertiram com as apresentações e contribuíram com a pecuária cearense”, frisou.
Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e representante dos homenageados, José Amilcar de Araújo Silveira
Representante dos homenageados da noite José Amilcar de Araújo Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), agradeceu aos esforços do presidente da ACC, Antônio Braga Almeida, em manter a associação ativa ano após ano, mesmo diante das dificuldades.
“Fazia algumas décadas que a renda gerada pela Expoece não beneficiava a ACC. E ele (Antônio Braga) fez diferente: ao final do evento, no ano passado, disponibilizou mais de R$ 200 mil para a Associação. E isso foi graças a ele e a diretoria atual da ACC, que estão fazendo um trabalho esplêndido à frente da Associação e da Expoece”, ressaltou.
Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, que na ocasião representou o Governo do Estado, ressaltou que o setor agropecuário do Ceará tem uma grande importância, gera emprego no Interior e precisa do incentivo de todas as instituições.
“É de suma importância que a Expoece esteja na Capital, pois o fortalezense conhece pouco a pecuária, e isso cativa novos investimentos para o setor. A Expoece esse ano tem tudo para ser um grande evento, e certamente o governo do Estado apoiará no que for preciso e estará presente”, assinalou.
Foram homenageados durante a solenidade, além de Amílcar Silveira; Rosângela Franco Xavier, secretária do Clube do Berro há 24 anos; Chiquinho Feitosa, proprietário da Fazenda Boisa, representado por Augusto César; Leopoldo César de Vasconcelos, criador da Raça Jersey; José Wagner Felipe Raulino, criador da Fazenda Rosa Branca, do município de Morada Nova; Antônio Valente Braga Almeida, presidente da ACC; Paulo Helder de Alencar Braga, ex-presidente da ACC; e Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, secretário executivo do Agronegócio da secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Fortalecimento do movimento junino cearense é defendido em audiência na Alece
Autor: Luciana Meneses
Alece entrega Título de Cidadão Cearense ao empresário Armando Leite
Autor: Ariadne Sousa