Diretora da Alece é eleita vice-diretora de associação de servidores em RH do Legislativo
Por Pedro Emmanuel Goes14/11/2023 18:29 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Maria Elenice Ferreira Lima, foi eleita vice-diretora da Associação Nacional dos Servidores Públicos em Recursos Humanos do Legislativo para o biênio 2023-2025. A eleição aconteceu na última sexta-feira (10/11), durante a 26ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A nova diretoria conta ainda com membros dos estados Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte.
A associação reúne os setores de gestão de pessoas de vários estados brasileiros e foi fundada a partir das conferências promovidas pela Unale, com o objetivo de compartilhar experiências em gestão de pessoas. Segundo Elenice, o convite para participar da nova diretoria se deu pela qualidade do trabalho realizado pelo Departamento de Gestão de Pessoas da Alece apresentado em painéis durante a última conferência da Unale.
“Todos ficaram muito curiosos e interessados em saber como funciona a gestão sistêmica da Alece e como o departamento de gestão de pessoas se enquadra nesse olhar, que tem moldado todos os serviços oferecidos pela Alece durante esta atual gestão”, explicou.
Por esse olhar sistêmico com que tem conduzido seus serviços, a Alece se tornou uma referência para todas as casas legislativas do País. “A Alece está em evidência e servindo de modelo, com nossas práticas sendo replicadas por outras assembleias do País. Participar desse trabalho e vivenciar esse reconhecimento é muito gratificante”, disse.
GESTÃO SISTÊMICA
Com a eleição da atual Mesa Diretora, a Alece passou a coordenar sua atuação de forma sistêmica, integrando setores e qualificando seus serviços, tanto aqueles voltados para os servidores quanto aqueles que contemplam a população de um modo geral. De acordo com Elenice Ferreira, o DGP não ficou de fora dessa inovação.
“Atualmente nós não lidamos apenas com a parte burocrática da gestão de pessoas. Com esse novo olhar, compreendemos a necessidade de ver o servidor com todo o potencial que tem a oferecer em sua carreira e seu bem-estar, sua qualificação e sua sensação de pertencimento são fundamentais para que ofereçam o melhor e garantam sua qualidade de vida”, observou.
Para contemplar todos esses vieses, o DGP conta com uma série de programas e projetos que cuidam do servidor em sua integralidade, desde o momento em que assume seu cargo até a aposentadoria.
É o caso de programas como o de Reflexão sobre o Amanhã (Prosa), que conta com assistência psicológica e em educação financeira que prepara o servidor para o futuro, seja a partir da construção de novos projetos, estabelecimento de metas e autoconhecimento. O Programa Casulo, Café com Prosa, Projeto Realizar, outros frutos do DGP, também seguem essa linha.
“O servidor realiza mais quando se sente realizado e, após a pandemia, quando esses projetos começaram a ganhar mais força, graças à visão sistêmica adotada pela Casa, percebemos efetivamente que o sentimento de pertencimento e satisfação dos nossos servidores tem se ampliado”, avaliou.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece realiza sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Educação
Autor: Narla Lopes
Unipace é finalista do Prêmio Abel 2025 com três projetos de destaque nacional
Autor: Julyana Brasileiro, da Comunicação Interna