Papel dos músicos na sociedade é destacado em solenidade dedicada à categoria na Alece
Por Geimison Maia27/11/2023 19:49 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou nesta segunda-feira (27/11), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao Dia do Músico.
O deputado Stuart Castro (Avante), requerente da solenidade, afirmou, bastante emocionado, “ter gratidão a todos os músicos que participam da minha vida” e complementou que “este é um momento que nos traz grande honra e satisfação pela oportunidade de exaltar esses importantes profissionais”.
O parlamentar exaltou a importância da música para o desenvolvimento da mente humana, para a promoção do bem-estar e como força inspiradora. Stuart Castro ainda traçou o perfil dos homenageados indicados por ele, destacando momentos que vivenciaram juntos.
Subscritora do requerimento da sessão solene, a deputada Larissa Gaspar (PT) destacou que a “música é um remédio para a alma, aquilo que traz felicidade e nos conecta com a esperança, a construção de um mundo melhor e a projeção dos nossos sonhos.” A parlamentar ainda falou sobre a importância da música para a economia e também para a transformação social. “Quantos jovens não são resgatados de uma situação de vulnerabilidade social porque na sua comunidade tem um projeto (ligado à música)”, comentou.
Larissa Gaspar ainda lembrou a importância da cultura, no geral, e da música, em particular, para superar as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. Ela ainda elogiou o papel do Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará durante esse período, ao oferecer suporte a artistas com dificuldades econômicas. Larissa Gaspar ainda garantiu que o mandato dela atua em prol de iniciativas para assegurar direitos aos trabalhadores da cultura.
O presidente da Associação dos Músicos do Ceará, Jorge Mackfly, também falou sobre as dificuldades enfrentadas durante a pandemia. “Foi difícil, perdemos muitos amigos” , lembrou. Ele ainda enfatizou o fato de o “músico possuir um dom único” que “com talento e sensibilidade transformam notas em sentimentos”. Porém, Jorge Mackfly enfatizou que isso só é possível graças a horas de estudos e ensaios.
Cantora Solange Almeida defende valorização dos músicos do Estado
Durante a solenidade, 20 profissionais que atuam no cenário musical foram homenageados com certificados. Falando em nome deles, a cantora Solange Almeida agradeceu por esse reconhecimento aos músicos enquanto ainda estão vivos. Ela ainda relembrou a trajetória pessoal e profissional dela e defendeu que os “músicos do nosso Estado” sejam valorizados.
Já o maestro Costa Holanda lamentou as restrições que a legislação impõe à Ordem dos Músicos. “O que se precisa fazer é (...) criar uma nova legislação que permita à Ordem dos Músicos fazer algo pelos seus filiados, e não apenas dar permissão para que eles tirem a carteira (da profissão)”, sugeriu.
E a vocalista Haru Cage chamou a atenção para a importância de ela, enquanto mulher LGBTQIA+, artista independente e integrante de uma banda de metal extremo, ter a oportunidade de falar da tribuna da Casa. “Ter voz em um momento como esse é histórico”, afirmou. Ela ainda pediu o incentivo, pelo poder público, para a promoção de projetos culturais em equipamentos públicos e para a realização de festivais.
Também participaram da mesa da solenidade a coordenadora de Políticas para as Artes, Selma Santiago - representando a Secretaria da Cultural do Estado do Ceará -, e o presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará, Amaudson Ximenes.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece destaca papel de conciliadores e mediadores na justiça cidadão em solenidade
Autor: Giovanna Munhoz
Programa Alô Alece desta quarta destaca o Dia do Psicólogo e ações da Casa na educação e saúde
Autor: Amanda Andrade*, com Assessoria