Duzentos anos de fundação do município de Jucás são celebrados em solenidade na Alece
Por Geimison Maia29/11/2023 19:49 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quarta-feira (29/11), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao aniversário de 200 anos de fundação do município de Jucás.
O deputado De Assis Diniz (PT), requerente da homenagem, ressaltou o fato de o município ter sido o berço de “tanta inteligência privilegiada”, o que contribuiu não só com a cidade, mas também com o Ceará e o Brasil. Ele ainda elogiou o trabalho realizado pela atual gestão municipal e pelos ex-gestores e defendeu a união de forças para garantir novas conquistas ao município.
De Assis Diniz destacou também importantes políticas públicas implantadas em Jucás, como o projeto Mais Cidadão, a expansão dos sistemas de distribuição de energia e água, a criação dos agentes de desenvolvimento rural, a disponibilização de transporte médico em todos os distritos, a existência do ônibus social, a fim de facilitar o deslocamento da população e a implantação da Política de Resíduos Sólidos. “Para as pessoas mais simples, o que importa é a mão do Estado chegar para garantir sua cidadania”, avaliou.
O parlamentar ainda defendeu ações para a geração de empregos, a capacitação dos moradores, a abertura de startups e a criação de um anel viário na cidade. “Precisamos garantir a Jucás a condição de trafegabilidade com segurança e mais conforto”, afirmou.
Para o deputado Marcos Sobreira (PDT), subscritor do requerimento da sessão solene, essa é uma “justa homenagem ao município com 200 anos de história e, acima de tudo, uma terra boa, de gente simples, acolhedora e honesta”. Ele relembrou ainda a trajetória dos pais, os ex-deputados Marcelo Sobreira e Mirian Sobreira, na defesa por melhorias para o município de Jucás. “Se estou deputado estadual hoje, devo isso ao povo jucaense”, comentou.
Ele ainda citou a aprovação, durante a sessão plenária desta quarta-feira (29/11), do projeto de lei nº 24/23, de autoria dele, que denomina de Raimundo Góis Mendonça a areninha no distrito de São Pedro do Norte. Segundo ele, essa foi a possibilidade de “homenagear, por meio de uma obra pública de desporto, um grande jucaense”. Ele ainda traçou o perfil dos homenageados, que indicou serem reconhecidos pela Alece durante a solenidade.
E o deputado Nizo Costa (PT) expressou a proximidade que possui com o povo jucaense, por ter atuado no transporte complementar entre o município e a cidade de Cariús. “Vocês são a realidade viva da minha história”, ressaltou. Ele também defendeu a construção do anel viário em Jucás, além da duplicação da rodovia estadual que liga Jucás e Cariús, da instalação de um Batalhão do Raio e da construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele ainda elogiou a importância de todos os homenageados para o desenvolvimento da cidade.
Durante a sessão solene, o assessor especial de Assuntos Municipais, Artur Bruno, representando o governador Elmano de Freitas, anunciou que o Governo do Estado vai concluir o projeto do Santuário de Nossa Senhora do Carmo e liberar R$ 5 milhões para obras em Jucás.
O prefeito de Jucás, José Edsonriva Souza Cunha, agradeceu a homenagem prestada pela Alece a “uma data tão importante para o nosso povo”. Ele ainda apresentou projetos implantados na atual gestão, como o Empreenda Mais, para apoiar pequenos empresários; o Agente de Desenvolvimento Rural, no qual jovens levam conhecimento e novas técnicas para produtores rurais, além da parceria com o Centec para a formação de jovens na área da tecnologia. “Nossa construção maior é servir ao povo de Jucás”, garantiu.
Na sessão solene, 21 personalidades de Jucás foram homenageadas com certificados. Falando em nome delas, Raimundo Luna Neto, ex-prefeito da cidade, disse sentir “muita alegria de participar deste evento com a presença de tantas pessoas importantes”. Ele ainda relembrou políticas públicas implantadas na gestão dele, como o projeto Conta Paga, que isentava a tarifa de água e energia de beneficiários do programa Bolsa Família; o Ônibus Social, que circula na sede e também faz a ligação com distritos; o Programa de Engenharia Rural, que constrói pequenos açudes na zona rural; o Mão na Massa, que propicia a construção de casas de alvenaria no lugar das de taipa, entre outros.
Também estiveram presentes na mesa da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Jucás, Eude Lucas, e a vereadora Maria das Dores Ribeiro Cunha, que também é procuradora da Mulher na Câmara Municipal e diretora-executiva da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará Mulher (UVC Mulher).
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Solenidade na Alece exalta atuação do Centec no Ceará ao longo dos 26 anos de existência
Autor: Guilherme de Andrade
Um Lugar de Fala aborda o movimento “Quem Cuida de Quem Cuida” nesta segunda
Autor: Wanessa Tavares / com Assessoria