Notícias

Estudantes de escolas públicas e acadêmicos da Uninassau conhecem o funcionamento da Alece nesta semana

Por Gleydson Silva, Wanessa Tavares, Ricardo Garcia e Amanda Andrade*
16/10/2025 15:13 | Atualizado há 10 horas

Compartilhe esta notícia:

Alunos da EEMTI Professora Iracy Pereira de Alcântara visitaram a mostra sobre os 18 anos da Ouvidoria Parlamentar da Alece - Foto: Franzé Abreu / Alece

O programa O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, entre os dias 14 e 16 de outubro, alunos de escolas localizadas nos bairros Icaraí, em Caucaia, e Jardim Cearense e Barra do Ceará, em Fortaleza, além de acadêmicos do curso de Direito da Uninassau, também da Capital.

Eles tiveram oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem como a importância dele para a sociedade.

Na manhã da última terça-feira (14/10), conheceram as dependências da Casa 30 alunos do 1º ano do Ensino Médio da EEMTI Professora Iracy Pereira de Alcântara, do Icaraí, em Caucaia. 

Deputado Acrísio Sena (PT) dialogou com os estudantes - Foto: Franzé Abreu / Alece

Eles foram recebidos pelo deputado Acrísio Sena (PT), que explicou sobre o funcionamento do Parlamento e tramitação dos projetos e requerimentos. Acrísio Sena também falou sobre a composição e os debates na Casa, além de enfatizar a importância da educação para o Ceará.

Já no período da tarde, conheceram a Alece 27 estudantes do 9º ano fundamental da Escola de Ensino Fundamental (EEF) João Estanislau Façanha, acompanhados dos docentes Simone Teixeira (História), Andressa de Souza, Maria Eugênia Amora e Karen Almeida (Língua Portuguesa).

Deputado Antônio Henrique (PDT) explicou o trabalho dos parlamentares - Foto: Máximo Moura / Alece

O grupo recebeu as boas-vindas do deputado Antônio Henrique (PDT), que falou um pouco sobre a trajetória política dele e explicou o principal papel do deputado estadual no Poder Legislativo.

“Primeiramente quero saudar esses jovens que vieram conhecer o funcionamento da Assembleia Legislativa e o trabalho dos 46 deputados, que têm o papel de discutir e fiscalizar as atividades do Poder Executivo e acompanhar as ações e políticas públicas”, afirmou.

A aluna Letícia Mariana Araújo, de 15 anos, relatou que a visita à Alece é importante para o desenvolvimento educacional e direcionamento profissional dela, já que pretender cursar Administração para ingressar em concurso de bancária.

“Sou uma aluna dedicada em Matemática e participante da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e venho a cada dia aperfeiçoando meus conhecimentos através das aulas em sala de aula e aulas em campo, por meio das visitas em órgãos públicos, para assim atingir meu objetivo, que é ingressar numa faculdade e garantir minha vaga na carreira bancária”, declarou.

Estudantes do Colégio Humanista conheceram o Espaço Zélia Mota - Foto: Franzé Abreu / Alece

Já na quinta-feira (16/10), foi a vez de duas instituições conhecerem as dependências da Casa. No período da manhã, participaram do projeto 26 alunos do 9º Ano do Colégio Humanista, localizado no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza. Eles foram acompanhados pelas professoras Edna Soares e Silvia Helena Bastos. A deputada Emilia Pessoa (PSDB) conversou com os alunos sobre o cotidiano da Casa.

Durante a tarde, a Alece recebeu cerca de 45 estudantes do curso de Direito da Uninassau, localizada no bairro José Bonifácio, em Fortaleza. A visita, intermediada pelo presidente da Liga Acadêmica, Wasley Emanuel, e pela integrante responsável pelos eventos da Liga, Ana Paula Aragão Lima, proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da Casa. 

Deputado Guilherme Sampaio (PT) falou sobre o funcionamento do Poder Legislativo - Foto: Dário Gabriel / Alece

O grupo foi recebido pelo deputado Guilherme Sampaio (PT), líder do Governo na Alece, que deu as boas-vindas em nome dos 46 parlamentares e destacou a importância do programa do Malce para aproximar a população do processo legislativo e da atuação dos deputados.

O parlamentar explicou o papel do Legislativo na elaboração de leis e na fiscalização dos atos do Executivo, além de comentar sobre a estrutura e o cotidiano da Casa. “Muitas vezes, os cidadãos conhecem o Parlamento apenas pelas notícias, mas é muito diferente vivenciar de perto o processo legislativo e compreender o funcionamento da Assembleia Legislativa”, ressaltou.

Para Ana Paula Aragão, a experiência contribui para unir teoria e prática na formação acadêmica. “O conhecimento fica mais aprofundado à medida que a gente vem, observa e se familiariza com o ambiente. Eles saem daqui mais envolvidos com o aprendizado”, afirmou ela sobre a visita.

As turmas das escolas dessa semana conheceram o cotidiano da Alece, os bastidores do Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, a exposição temporária dos 18 anos da Ouvidoria Parlamentar, as instalações da rádio Alece FM (96,7 MHz) e assistiram a uma palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará. 

O percurso das visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce composta por Socorro Medeiros, Ivana Abreu Dantas, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes e Mateus Leitão. Já no turno da tarde, a equipe é integrada por Mateus Django, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias e Cléa Menezes.

As visitas guiadas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce disponibiliza os números de telefones a seguir para agendar as visitas: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277- 2613.                                                                                 

*Estagiária sob supervisão do editor Geimison Maia 

Edição: Geimison Maia

Veja também