Pacatuba celebra 154 anos de emancipação política em solenidade na Alece
Por Davi Holanda06/12/2023 19:54 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nesta quarta-feira (06/12), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao aniversário de 154 anos de emancipação política do município de Pacatuba.
A iniciativa atendeu a requerimento do deputado Firmo Camurça (União), subscrito pelos deputados Emilia Pessoa (PSDB), Dra. Silvana (PL), Sargento Reginauro (União), De Assis Diniz (PT), Stuart Castro (Avante), Almir Bié (Progressistas) e Cláudio Pinho (PDT).
Localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, Pacatuba tem 81 mil habitantes e faz parte da Grande Fortaleza. É a 19ª cidade mais populosa do Ceará. Em 8 de outubro de 1869, data agora celebrada como marco de criação do município, Pacatuba se tornou vila. A emancipação política ocorreu em 17 de agosto de 1889.
Firmo Camurça lembrou que o objetivo do evento foi enaltecer a história e a relevância de Pacatuba no contexto do Estado. “Em razão deste dia especial, solicitamos essa homenagem ao município de Pacatuba e a todos os pacatubanos que se destacaram ao longo desses 154 anos de emancipação”, justificou.
“Pacatuba é uma cidade bela, rica por seus encantos naturais, de um povo bom e acolhedor. Pacatuba é conhecida por ser uma cidade libertária, pois foi o terceiro município do Ceará a libertar os escravizados. Possui a 19ª maior população do Estado e uma localização estratégica, próxima ao aeroporto de Fortaleza e dos portos do Pecém e do Mucuripe, fato que só impulsiona o seu processo de industrialização, atraindo empresas para gerar emprego e renda”, completou.
Foto: José Leomar
Ao todo, 20 pessoas foram homenageadas com certificados durante a solenidade. Representando a todos, Ana Clécia da Silva Sousa, do povo Pitaguary, agradeceu a homenagem e disse que todos os pacatubanos e os povos originários merecem reconhecimento pelo seu histórico de luta e resistência.
“Esta é uma homenagem justa e merecida a todos nós. Desejo cada vez mais desenvolvimento para a nossa cidade e espero que todos aqui presentes levantem essa bandeira, para unir forças e trazer melhorias para o povo de Pacatuba, no social e também no coletivo”, ressaltou.
Débora Lúcia Lima Leite Mendes, professora e fundadora do projeto social Caminho do Bem, também representou os homenageados da noite. Para ela, é uma alegria ser moradora de Pacatuba, por ser um lugar onde o povo é acolhedor e trabalhador.
“Nesse aniversário de 154 anos do nosso município, afirmo que nossos moradores merecem respeito, reconhecimento e visibilidade. Por isso, agradeço a iniciativa do deputado Firmo Camurça de celebrar esse dia tão especial aqui na Casa do Povo. Pacatuba é uma terra linda e de belas histórias e, por isso, merece todo o reconhecimento e homenagens”, assinalou.
Também compuseram a mesa da solenidade Alexandre Alencar, prefeito do município de Pacatuba no período de 2013 a 2016; Karina Cordeiro de Souza Rodrigues, vereadora do município de Pacatuba; Pedro Airton Bertoldo Júnior, vereador do município de Pacatuba; Demi Peixoto, presidente da Câmara Municipal de Maracanaú; Larissa Camurça, secretária do Bem-estar Animal do município de Maracanaú, e Neton Lacerda, vice-prefeito do município de Maracanaú.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Questão de Ordem fala sobre o conclave e a escolha do novo pontífice, papa Leão XIV
Autor: Guilherme de Andrade/Com assessoria
Alece doa material reciclável resgatado de incêndio do plenário a associações de recicladores
Autor: Pedro Emmanuel Goes