Cartola é o homenageado do programa Biografia desta sexta-feira
Por Ana Vitória Marques29/12/2023 14:32
Compartilhe esta notícia:

Nesta edição do programa Biografia, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), são apresentadas a trajetória de vida e a discografia do cantor, compositor Cartola, um dos fundadores da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira e do ritmo conhecido como samba-canção. O programa vai ao ar na sexta-feira (29/12), a partir das 20h.
Angenor de Oliveira nasceu em 1908, no Rio de Janeiro. Na infância, viveu no Catete e no bairro de Laranjeiras. Contudo, após dificuldades financeiras da família, se mudou aos 11 anos para o Morro da Mangueira, na época uma favela iniciante. Foi nesse período que Cartola fez amizade com Carlos Cachaça e começou a frequentar a vida boêmia e as rodas de samba, tocando violão e cavaquinho.
Com a morte da mãe dele, quando tinha 15 anos, abandonou os estudos e passou a ser servente de pedreiro. Usava, então, um chapéu-coco para se proteger do sol e do cimento que caía de cima, passando a ser apelidado de “Cartola”.
Junto com os amigos sambistas do Morro, Cartola criou o bloco carnavalesco “Bloco dos Arengueiros”. O bloco se ampliou e, em 1928, fundaram a Estação Primeira de Mangueira. Cartola deu a ideia do nome e do uso das cores verde e rosa para a agremiação. Foi ele também que compôs o primeiro samba para a escola de samba, "Chega de Demanda".
As composições dele se tornaram populares na década de 1930, quando foi apresentado ao cantor Mário Reis e passou a vender suas músicas, sendo interpretadas por vozes como Araci de Almeida, Carmen Miranda, Francisco Alves, Mário Reis e Sílvio Caldas.
Apesar disso, Cartola só produziu seu primeiro disco em 1974, com muitas canções gravadas por outros artistas, como “O Sol Nascerá”. Já em 1976, quase no fim da sua vida, o compositor gravou e lançou o segundo LP, do qual faz parte uma das suas mais famosas canções, "As Rosas Não Falam", que foi escrita quando ele tinha 67 anos.
No fim da década de 70, sua saúde se debilitou devido a um câncer e, em 30 de novembro de 1980, faleceu. Mesmo com sua morte, o legado de Cartola permanece, sendo considerado um dos nomes mais importantes da música brasileira, contribuindo para a cultura e tendo suas composições regravadas por diversos artistas.
No Biografia desta semana, poderão ser conferidos os clássicos: O Meu Mundo É Um Moinho, Tive Sim, O Sol Nascerá, Cordas de Aço, Que Sejas Bem Feliz, As Rosas Não Falam, entre outros.
Com produção e apresentação de Sonja Andrade, o programa Biografia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, na rádio FM Assembleia e no site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Solenidade na Alece homenageia o Ferroviário Esporte Clube nesta segunda
Autor: Ariadne Sousa
Alece celebra Dia Nacional do Humorista nesta segunda-feira
Autor: Wanessa Tavares