Notícias

Nicola Miccione recebe Título de Cidadão Cearense em sessão solene na Alece

Por Geimison Maia
23/05/2024 19:17 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, em sessão solene nesta quinta-feira (23/05), no Plenário 13 de Maio, a entrega do Título de Cidadão Cearense ao advogado e secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Nicola Moreira Miccione. 

A solenidade foi proposta pelo deputado Julio César Filho (PT) e o título concedido por projeto proposto pelo ex-deputado Leonardo Araújo.

O homenageado ressaltou já ser um “cearense de alma”, mas enfatizou que “receber uma certidão de nascimento do Ceará é sempre muito importante”. Nicola Miccione relembrou a trajetória dele no Estado, iniciada em 1994, quando se mudou do Pará para estudar em Fortaleza. Posteriormente, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e trabalhou em instituições como a Alece e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). “Aqui (na Alece) aprendi o valor do diálogo e do respeito às diferenças”, comentou ele, que foi assessor do ex-deputado Paulo Linhares.

No BNB, atuou como advogado, gerente do Departamento de Reestruturação de Ativos, gerente do Escritório de Promoção de Investimentos e diretor de Controle e Risco. “O banco pôde me projetar profissionalmente e tentei ao máximo retribuir ajudando no crescimento econômico do Ceará e do Nordeste”, afirmou. Já sobre a atuação no Governo do Estado Rio de Janeiro, citou ter estado à frente de duas importantes concessões: a da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) e do Maracanã, cuja concessão está na fase final. 

O homenageado Nicola Moreira Miccione Foto: Marcos Moura 

No discurso, Nicola Miccione também agradeceu aos familiares, amigos e colegas de profissão e falou sobre a emoção de receber a cidadania cearense. “Sempre me senti verdadeiramente um cidadão cearense. Foram 20 anos morando neste Estado, sou mais cearense do que natural do estado em que nasci [...] o Ceará ajudou a formar o meu caráter e me deu as ferramentas para que eu construísse o meu caminho. No Ceará fiz amigos que me acompanharão até o fim da vida”, disse. 

O ex-deputado Leonardo Araújo, autor do projeto que deu origem à Lei nº 18.256/22, que concedeu a entrega desse Título, ressaltou as habilidades de Nicola Miccione. “Ele elevou a qualidade de acesso do BNB a todo o Nordeste do País de forma especialmente igualitária”, elogiou. Na avaliação dele, a instituição financeira tem um importante papel no financiamento e desenvolvimento da agricultura na região.

Já o ex-deputado Gony Arruda avaliou que a entrega da cidadania cearense a Nicola Miccione faz justiça a um “grande homem público, que tanto trabalhou pelo desenvolvimento do Ceará”. Ele ainda enalteceu a trajetória profissional do homenageado, que, segundo Gony Arruda, contribui de maneira importante com a administração pública brasileira. 

A mesa da sessão solene foi presidida pelo deputado Júlio César Filho (PT) e contou ainda com a presença do juiz federal Augustino Chaves; do procurador de Justiça José Raimundo Pinheiro de Freitas; do procurador do Estado do Ceará Anastácio Marinho; e do diretor de Ativos de Terceiros do BNB, Thiago Alves Nogueira - que representou o presidente do BNB, Paulo Câmara. 

Edição: Clara Guimarães

 

 

Veja também