Notícias

Ações da Aspra-CE são reconhecidas em sessão solene na Alece

Por Geimison Maia
03/06/2024 20:10 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) homenageou, em sessão solene nesta segunda-feira (03/06), no Plenário 13 de Maio, os 63 anos da Associação das Praças do Estado do Ceará (Aspra-CE).

O deputado Sargento Reginauro (União), que presidiu a mesa e foi subscritor do requerimento da homenagem, afirmou que “nós, que fazemos parte dessas instituições militares, sabemos o quão mais difícil seria a vida do militar do estado do Ceará se não fossem as associações”. Segundo ele, essas instituições oferecem assistência aos profissionais de segurança pública em diferentes áreas - como jurídica, saúde e social. 

Esses profissionais, conforme o parlamentar, estão sujeitos a condições insalubres e extremamente estressantes, resultando, muitas vezes, em adoecimento mental e físico. “As entidades associativas representam justamente o espaço vazio que o Estado deixa na atenção dos nossos profissionais da segurança pública”, avaliou. O deputado assinalou que a Aspra é a maior associação militar do Ceará, representando cerca de 12 mil profissionais de segurança pública. 

O deputado defendeu ainda que o poder público considere as associações militares como parceiras, contribuindo para a melhoria da carreira e das condições de trabalho da segurança pública. Sargento Reginauro solicitou ainda minuto de silêncio em razão da morte do 2º tenente Francisco das Chagas Costa Ramos, militar da reserva que serviu na Alece.

Sargento Wendson Borges - Foto: Marcos Moura

Segundo o presidente da Aspra-CE, sargento Wendson Borges, “a história dessa entidade é forjada pela coragem de pessoas que acreditaram em sonhar”. Ele relembrou o histórico da associação, criada em 1961 pelo cabo William e outros 11 cabos e soldados. Durante o período da ditadura militar, a associação foi presidida por um oficial nomeado pelo comandante da Polícia Militar, ocorrendo eleições para a diretoria da Aspra somente com a redemocratização do País. Wendson Borges ressaltou que hoje a associação está presente em todos os 184 municípios cearenses e tem como pilares a ação solidária e a representatividade. 

Já o vice-presidente da Aspra-CE, subtenente Eliziano Queiroz, enfatizou que essa “é uma associação que tem trabalho e vida”. Ele ainda agradeceu a presença dos familiares do fundador da Aspra-CE, cabo William, e defendeu a importância de preservar a memória da instituição. 

Durante a solenidade, 22 pessoas foram homenageadas com certificados. 

Estiveram ainda presentes na mesa da sessão solene o coronel Ronaldo Viana, representando a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE); o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Giuliano Rocha, representando o comando-geral da instituição; Matheus Quitéria, representante do gabinete do deputado Dr. Oscar Rodrigues (União), autor do requerimento da sessão solene; e a associada mais antiga da Aspra-CE, Lúcia Maria Ribeiro. 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também