Atuação do investigador profissional é destacada em solenidade na Alece
Por Márcia Feitosa04/06/2024 19:17 | Atualizado há 10 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta terça-feira (04/06), no Plenário 13 de Maio, uma sessão solene em comemoração ao Dia Estadual do Investigador Profissional, comemorado no dia 11 de abril. A homenagem foi requerida pelos deputados Almir Bié (Progressistas) e Carmelo Neto (PT), subcrita pelos deputados Leonardo Pinheiro (Progressistas) e Bruno Pedrosa (PDT).
A data foi instituída por meio da Lei 12.503/2021, resultante de projeto de lei apresentado pelo então deputado Delegado Cavalcante. O investigador profissional presta serviços em aspectos criminais, privados e industriais. O deputado Almir Bié ressaltou o quanto a categoria tem feito pelo Estado, seja os investigadores que atuam na esfera pública, quanto na privada.
“É um orgulho muito grande estar homenageando esses profissionais que fazem esse belo trabalho. Profissionais que existem no Brasil desde o século XIX, quando em 1982, o primeiro escritório foi aberto no Rio de Janeiro. Ao passar do tempo, a profissão foi crescendo e foi preciso criar uma legislação para regularizá-la. Com o passar do tempo, o Ministério do Trabalho organizou o trabalho desses profissionais, dando diretrizes e destacando os campos de atuação”, disse o deputado.
O investigador Francisco Erivardo da Silva, representou o investigador Émerson Barros, e disse que a categoria recebeu a homenagem com muita alegria. “É o reconhecimento de homens honrados, sérios e comprometidos com o auxílio de investigações e ao trabalho da Polícia Civil e dos advogados. Temos um contingente firme no Estado do Ceara”, pontuou.
O vice-presidente do Conselho Regional dos Detetives do Ceará, José Ivan de Sousa, disse que a instituição começou seu trabalho em 2003 e tomou corpo em 2007, com a aprovação pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). “Tenho 42 anos de investigador profissional. Conseguimos ver as transformações que foram feitas em nossa profissão, que é árdua e ainda sofre discriminação, mas aos poucos vai ganhando força e só tende a crescer”, afirmou.
Investigadora Iranei Viana Lima agradeceu a homenagem em nome das mulheres que atuam na profissão - Foto: Marcos Moura
A investigadora Iranei Viana Lima falou em nome das mulheres investigadoras e disse estar lisonjeada pela homenagem prestada à categoria a qual faz parte. “O trabalho que exerço por muitos anos está sendo reconhecido e isso me deixa muito feliz. Só tenho a agradecer, porque amo o que faço e sei que nossa profissão, no Ceará, vai crescer amparada pela Lei. Tenho muito orgulho de fazer meu trabalho com muito zelo e cuidado”, concluiu.
Estiveram presentes e compuseram a mesa da solenidade, José Ivan de Sousa, vice-presidente do Conselho Regional dos Detetives do Ceará; Francisco Erivardo da Silva, representando o Gabinete de Inteligência 70; Iranei Viana Lima, investigadora profissional; e o tenente PM, Oscar Ribeiro de Lima Neto, do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Ceará (Bope).
Foram homenageados André Luiz Diógenes Matos, Adriano Bento da Silva, Alex Teixeira Rogério, Alexandre Távora de Oliveira, Antônio Emerson Bezerra Barros, Célia Maria Araújo Morais Correia, Emerson de Sousa Ferreira, Fábio Rodrigo Morais Tajra, Francisco José Melo de Sousa e Francisco Rufino da Silva.
Também foram agraciados durante a solenidade, Francisco Erivardo da Silva, Francisco Leonardo Cardoso da Silva, Gilvandro Oliveira, Iraney Viana Lima, José Alex Sampaio Mendes, José Ivan de Sousa, João Emmanuel Sampaio de Melo, Kléber Vieira Feitosa, Maria Auxiliadora Pereira Aleixo, Oscar Ribeiro de Lima Neto e Olavo Gomes Gois.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Solenidade na Alece homenageia o Ferroviário Esporte Clube nesta segunda
Autor: Ariadne Sousa
Alece celebra Dia Nacional do Humorista nesta segunda-feira
Autor: Wanessa Tavares