Estudantes de escolas de Fortaleza visitam a Alece nesta terça-feira
Por Narla Lopes/ Wanessa Tavares10/09/2024 16:20 | Atualizado há 8 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, nesta terça-feira (10/09), 70 alunos do 1° ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Santa Luzia, localizada no bairro Meireles, em Fortaleza. No período da tarde, visitaram a Casa alunos da Escola de Ensino Médio (EEM) Dr. Ubirajara Índio do Ceará, no Conjunto Ceará. A visita integra o projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce).
O professor de Sociologia e Filosofia João Marcos ressaltou a importância da experiência para a formação cidadã dos alunos, explicando que a visita permite uma compreensão mais profunda sobre o papel do Parlamento na sociedade. Segundo ele, essa vivência fortalece o senso de pertencimento e reconhecimento dos alunos como cidadãos.
“O mais bacana de trazer os alunos para esses espaços é que eles passam a se sentir pertencentes, ocupando lugares como museus e a Assembleia. No caso específico da Casa Legislativa, eles reconhecem melhor o valor deles como cidadãos. Isso ajuda a entender como funciona a logística política, o que a Assembleia realmente faz, e contribui muito para a formação deles, tanto como cidadãos quanto como seres políticos", destacou.
Os alunos e os professores João Marcos, Alfredo Maia e Graziele Ribeiro foram acompanhados e orientados pela equipe do Memorial, composta por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Nicole Guedes, Thiago Araújo e Carlos Pontes.
%20.jpg)
Estudantes da Escola Dr. Ubirajara Índio do Ceará visitam a Alece - Foto: Máximo Moura
Já no período da tarde, 31 estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio (EEM) Dr. Ubirajara Índio do Ceará, no Conjunto Ceará, em Fortaleza, assistiram às explicações da mediadora do Malce, Isadora Nepomuceno, que falou sobre a exposição temporária “Da Imposição à Cidadania - 1824 a 2024: Dois Séculos de Lutas e de Conquistas”.
A aluna Gabrielly Moura, 17 anos, que diz ser a primeira vez que está conhecendo o local, elogiou a estrutura do espaço e parabenizou a equipe do Malce por responder as dúvidas sobre os painéis da exposição.
Durante o percurso da visita, o grupo, acompanhado pelas professoras Camila de Souza (Sociologia) e Dionísia da Silva (Língua Portuguesa), também conheceu o acervo do Memorial e o funcionamento do Complexo de Comissões Técnicas da Casa, guiado pelo mediador Sávio Batista.
A professora de Sociologia Camila de Souza afirmou que está discutindo em sala de aula o tema “Ciência política, poder político e Estado” e que a visita dos alunos à Assembleia Legislativa ofereceu uma oportunidade de conhecimento das estruturas do Legislativo, agregando às aulas assistidas na escola.
Na visita da tarde, o grupo foi acompanhado pela equipe do Memorial: Marcela Loiola, Cléa Menezes, Eveline Freitas, Lígia Farias, Miguel Rodrigues, Edna Camarço, Sávio Batista, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias, Mateus Leitão.
O objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes de escolas públicas e privadas e de universidades, bem como junto a associações e outras entidades, o interesse pela história do Parlamento cearense, por meio de visitas mediadas à exposição permanente (de longa duração) do Malce e aos demais espaços do Poder Legislativo cearense, especialmente o Plenário 13 de Maio, mediante agendamento prévio.
Em virtude da reforma do Plenário 13 de Maio, o roteiro sofreu mudanças e contempla, momentaneamente, a exposição permanente do Malce, a apreciação mais detalhada do quadro “Cearensidade” e uma caminhada pelo edifício-sede, visitando pontos como o Salão Nobre e os gabinetes de parlamentares.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
SOBRE O MALCE
O Malce é um órgão vinculado à Mesa Diretora da Alece, sendo responsável pelo desenvolvimento de ações de preservação histórica e cultural do Poder Legislativo cearense, de acordo com a Resolução n.° 698/2019.
O órgão oferece à sociedade meios de reflexão e discussão sobre os temas voltados ao campo da memória, da história e da cultura política do Ceará e do Brasil, atuando sob o programa O Parlamento e Sua História, que se desdobra em três eixos finalísticos: Visitas Mediadas; Produção de publicações, debates e palestras; Gerenciamento, pesquisas e elaboração de exposições.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece celebra os 90 anos do município de Pacajus em sessão solene
Autor: Ariadne Sousa
CCJR aprova 55 projetos de lei e de indicação nesta terça-feira
Autor: Pedro Emmanuel Goes