Notícias

Importância do Colégio Justiniano de Serpa para a educação cearense é reconhecida em sessão solene

Por Juliana Melo
29/10/2024 17:46 | Atualizado há 6 meses

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes - Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta terça-feira (29/10), no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, sessão solene em homenagem aos 140 anos da fundação do Colégio Justiniano de Serpa, localizado em Fortaleza. A instituição, fundada em 1884, foi a primeira Escola Normal do Ceará.

O evento atendeu a requerimento do deputado Renato Roseno (Psol) e foi subscrito pela deputada Jô Farias (PT). Renato Roseno lembrou que as escolas formadoras de professoras foram fundamentais para ampliar o acesso à educação, com as normalistas contribuindo para levar a educação aos municípios do interior. 

Deputado Renato Roseno (Psol) foi autor do requerimento da sessão solene - Foto: Máximo Moura/Alece

“Nós homenageamos a Escola Justiniano de Serpa, a antiga Escola Normal, mas aqui também homenageamos a luta brasileira pela universalização da educação. Lembremos que, neste País, era vedada a matrícula de crianças negras e filhas de ex-libertos até o princípio do século XX. A universalização da matrícula se dá, de fato, a partir da década de 90 do século XX”, ressaltou o parlamentar. 

De acordo com Renato Roseno, o pioneirismo do Colégio Justiniano de Serpa se repetiu em 2006, quando inaugurou a primeira escola do Ceará em tempo integral. Ele pontuou ainda as mudanças e os desafios dos professores em um mundo de nativos digitais e de pessoas hiperconectadas e avaliou que a educação abre portas para grandes mudanças. “A única possibilidade de termos mobilidade social no País é a educação de qualidade", comentou.

O diretor do Colégio Justiniano de Serpa, Cícero Onofre de Sousa, agradeceu ao corpo docente pela dedicação e pelo compromisso e também frisou a importância da preservação da instituição. “Nossa escola conta a história da educação cearense. E, por esse motivo, como gestor público, eu venho também agradecer a todos pela sensibilidade [em realizar a homenagem]”, afirmou.

 

A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação (Seduc), Jucineide Fernandes, falou sobre os desafios educacionais - Foto: Máximo Moura/Alece

Representando o Governo do Estado, a secretária executiva do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação (Seduc), Jucineide Fernandes, lembrou que o ensino público cearense tem resultados notórios e também muitos desafios a superar. “Queremos fazer sempre a melhor escola, que a juventude merece, para garantir mais oportunidades. [...] É o nosso desejo e que bom que a Justiniano de Serpa faz parte dessa rede de 755 escolas estaduais do nosso Ceará”, declarou.

Durante a sessão solene, foram homenageados com o recebimento de certificados os professores Elisabeth Leadebal de Araújo Alcoforado, Maria do Socorro da Costa, Océlio Praciano Costa Martins, Júlio Rangel Borges Neto, Maria do Carmo Ivo Cavalcante e Silvana Lucia Farias Oliveira; o estudante Kaleb Paiva Rodrigues; os funcionários Francisco Wesley de Araújo, Geraldo Fabiano Pereira,  Antônia Mara da Silva, Milca Costa Lima, Elionete Rocha Florêncio e Joel Andrade Lopes (in memoriam).

Discursando em nome dos homenageados, o professor Marcelino José Fialho destacou o papel importante do colégio para a sociedade cearense e para a história do Estado. “O prédio da escola faz parte do quadrilátero do Centro com sua arquitetura histórica. Toda comunidade almeja o olhar mais cuidadoso dos nossos governantes para restaurarmos e mantermos a estrutura da nossa escola, para atendermos aos nossos jovens com mais conforto e segurança”, disse. 

Durante a sessão solene, houve a apresentação da banda marcial Justiniano de Serpa - Foto: Máximo Moura/Alece

A solenidade teve ainda a apresentação da banda marcial Justiniano de Serpa, interpretando “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga. O deputado Renato Roseno (Psol) lembrou ainda o Dia do Cerimonialista, celebrado neste dia 29 de outubro, e cumprimentou os profissionais que desempenham essa função. 

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 

Edição: Geimison Maia

Veja também