Notícias

Dia Estadual da Arte Transformista passa a fazer parte do calendário oficial do Ceará

Por Juliana Melo
29/01/2025 15:31 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Apresentado pela deputada Lia Gomes (PDT), o projeto de lei nº 336/24, que institui o Dia Estadual da Arte Transformista, a ser celebrado anualmente no dia 29 de junho, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e sancionado pelo governador Elmano de Freitas, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado do Ceará. 

Segundo a proposição apresentada pela parlamentar, a data foi escolhida em alusão à abertura da Boate Casa Blanca, no ano de 1984, um dos maiores símbolos da arte transformista na noite fortalezense.

Na justificativa de seu projeto, Lia Gomes ressalta que “o transformismo é uma prática histórica, artística e performatizada de alguém que se utiliza da transgeneração como suporte para essa prática artística. É o famoso show transformista, que tem suas raízes no fazer teatral. Essa arte também envolve cultura popular, música, artes visuais, moda, literatura, performance e dança. Compreende ainda concursos de beleza, shows ou atividades artísticas de palco, realizadas por transformistas, dragqueens, artistas travestis e performers”.

Ela explica também que a celebração tem como objetivo valorizar essa arte no nosso Estado, fortalecendo a cultura LGBT+, gerando oportunidade de emprego e renda não só para o artista, mas para todos os outros profissionais envolvidos, como costureira, figurinistas, bordadores, maquiadores, estilistas, casas de shows, teatros, técnicos de iluminação entre outras, movimentando assim a economia.

“O preconceito e a discriminação sempre foram barreiras para essa arte, por isso a importância de garantir cada vez mais espaço e voz para essas pessoas, reforçando sua luta por mais direitos e respeito”, conclui a parlamentar.

 

Edição: Vandecy Dourado

Veja também