Ciadi abre programação alusiva ao Dia Internacional da Trissomia 21
Por Narla Lopes12/03/2025 16:05 | Atualizado há 4 dias
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), deu início, na manhã desta quarta-feira (12/03), à campanha “Todos juntos apoiando a inclusão!”, em alusão ao Dia Internacional da Trissomia 21, mais conhecida como síndrome de Down, comemorado no próximo dia 21 de março.
Durante todo o mês, diversas atividades serão realizadas com foco na sensibilização e inclusão, destacando a campanha mundial LotsofSocks, que incentiva o uso de meias coloridas e divertidas como símbolo de diversidade e respeito.
A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho, participou da abertura oficial, reforçando a importância da ação. "Hoje foi um dia especial para chamar a atenção para essa campanha que fala sobre sensibilização, acolhimento e respeito aos nossos pacientes com T21. Mais do que isso, foi uma experiência de amor e cuidado, não só para as mães que estiveram aqui comigo e para as crianças, mas também para mim e para a Assembleia como um todo. Exercitar a inclusão é respeitar a diversidade", destacou.
Um dos momentos mais simbólicos do evento foi a entrega de um par de meias coloridas à primeira-dama pelo pequeno Enzo, de sete anos. “Vocês são a visita mais importante do meu dia”, declarou Tainah Marinho às crianças, calçando prontamente as meias e reafirmando seu compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade.
A mãe de Enzo, Creuza Matias, celebrou o momento. “Foi maravilhoso participar dessa ação da Assembleia ao lado da primeira-dama. É essencial dar mais visibilidade à causa, não só no Dia Internacional da Síndrome de Down, em 21 de março, mas ao longo de todo o ano. Saber que podemos contar com esse apoio em um projeto tão bonito, que já existe há sete anos, é muito significativo para nós”, ressaltou.
A psicóloga do Ciadi, Renata Soares, também enfatizou a relevância da campanha. “É extremamente importante trazer para a sociedade a visão de que a inclusão é possível e real. O respeito às diferenças deve estar presente em todos os espaços. Quando olhamos para a diversidade como algo que nos acrescenta, estamos, simbolicamente, mostrando que o diferente soma, enriquece. Existe beleza nas diferenças, por isso acolher pessoas com síndrome de Down ou qualquer outro transtorno é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e respeitosa”, assinalou.
%20.jpg)
Curso de automaquiagem para mães de crianças atendidas pelo Ciadi - Foto: Bia Medeiros
Entre as atividades do dia, também ocorreu um curso de automaquiagem para as mães das crianças atendidas pelo Ciadi. Segundo a maquiadora Yasmin Machado, a iniciativa teve o objetivo de promover o autocuidado e elevar a autoestima das participantes. "A maquiagem é uma forma de expressão, de comunicar e empoderar. Quando nos maquiamos, não é para esconder, mas para realçar quem somos. Esse momento foi pensado para que essas mães se sintam ainda mais bonitas e confiantes", afirmou.
Para Francisca Gomes, mãe que acompanha seu filho no Ciadi, participar dessas iniciativas é enriquecedor. "Aqui é maravilhoso. Eu adoro maquiagem. Se eu for ao supermercado, já dou uma ajeitada na sobrancelha, passo um batom. Mas, além disso, é muito gratificante ver essa dedicação com nossos filhos", contou.
A orientadora do Ciadi, Maria Luísa Melo, ressaltou na ocasião a importância da mudança na nomenclatura. "Ainda utilizamos o termo 'síndrome de Down', mas estamos incentivando o uso da expressão 'trissomia 21'. Isso porque a palavra 'Down', traduzida ao pé da letra, significa 'para baixo', e não queremos que seja associada a algo negativo. O diferente não é um problema, ele soma, ele é positivo. Queremos reforçar essa ideia na sociedade", ressaltou.
De acordo com ela, ao longo do mês, a programação contará com palestras, rodas de conversa e ações externas. No dia 21 de março, data oficial do Dia Internacional da Trissomia 21, será realizada uma roda de conversa no auditório Lucília Bonfim, abordando o tema "Desenvolvimento das Aprendizagens em Pessoas com T21". O evento contará com a participação de especialistas, como psicólogos, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos, além de familiares e profissionais do Ciadi.
PROGRAMAÇÃO
A programação segue ao longo do mês com atividades internas e externas, buscando conscientizar a população sobre a importância da inclusão das pessoas com trissomia 21 na sociedade.
12/03 - 9h: Abertura oficial da campanha de divulgação "LotsofSocks", com troca de meias entre profissionais, mães, crianças e a primeira-dama da Alece.
13/03 - 11h: Divulgação da campanha sobre a trissomia do cromossomo 21.
20 e 21/03: Esclarecimento sobre mitos e verdades da trissomia 21.
21/03 - 14h: Roda de conversa no auditório Lucília Bonfim intitulada "Desenvolvimento da Aprendizagem em Pessoas com T21", com a participação de especialistas e famílias.
26, 27 e 28/03: Visitas às unidades do Vapt Vupt em Messejana, Parangaba, Papicu e Antônio Bezerra para disseminação de informações sobre a trissomia 21.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Eliene Bezerra aborda os desafios e avanços na proteção à mulher no Conexão Alece
Autor: Lincoln Vieira
Plenário Esportivo analisa vitória do Ceará no primeiro jogo da final do Cearense
Autor: Luciana Meneses