Alece homenageia atuação de mulheres em sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher
Por Ariadne Sousa14/03/2025 18:52 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) homenageou, na tarde desta sexta-feira (14/03), em sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio, 65 mulheres de destaque em diversas áreas de atuação no Ceará. Na cerimônia, que faz parte especial dedicada ao Mês da Mulher na Alece, foi reforçada ainda a importância da presença feminina nos espaços de poder.
O presidente do Legislativo Estadual, deputado Romeu Aldigueri (PSB), parabenizou a todas as mulheres presentes e ressaltou que a Alece está fazendo uma programação especial durante todo o mês. Além disso, o parlamentar celebrou a recente criação da Comissão de Defesa e Direitos da Mulher, composta exclusiva por parlamentares do gênero feminino. “Nós teremos, a partir de agora e para sempre, uma comissão temática para avaliar, emendar e modificar [projetos] e sugerir qualquer tema em relação à mulher no âmbito do Estado do Ceará”, informou.

Presidente da Alece, deputado Romeu Adigueri (PSB) conduziu a sessão solene e ressaltou a programação especial deste mês em homenagem às mulheres - Foto: Marcos Moura / Alece
Romeu Aldigueri explicou ainda que a condução da solenidade foi feita exclusivamente por homens para que as colaboradoras do Cerimonial da Casa pudessem ser homenageadas e reconhecidas pelas suas contribuições e importância no ambiente de trabalho.
Subscritora da sessão, a 2ª vice-presidente da Casa, deputada Larissa Gaspar (PT), ressaltou que o momento é destinado a celebrar as conquistas e refletir sobre as lutas empreendidas para que hoje as mulheres tenham acesso a direitos básicos, como o de estudar e trabalhar.
“Então a nossa luta continua sendo necessária, ela é atual, e todos os dias, através do nosso fazer político e profissional, a gente pode fazer a diferença para construir uma vida livre de todas as formas de violência para nós mulheres”, defendeu.
.jpeg)
Parlamentares e a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho, homenagearam a equipe feminina do Cerimonial da Casa - Foto: Marcos Moura / Alece
A procuradora especial da Mulher da Alece, deputada Juliana Lucena (PT), comentou que, além de toda a história de mulheres inspiradoras, a data ganha hoje um contorno mais marcante com a publicação da primeira condenação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por violência política de gênero no Brasil, no caso ex-vereador de Russas Francisco Maurício da Silva Martins (sem partido), por ofensas a deputadas estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará.
“Esse marco reforça a luta das mulheres por respeito e igualdade na política, e deixa claro: não vamos tolerar mais nenhuma agressão. E essa conquista simbólica reflete a força das mulheres cearenses que vem ocupando cada vez mais espaços de poder”, apontou Juliana Lucena.
Para a deputada Dra. Silvana (PL), as mulheres que estão na política devem se colocar como agentes de inspiração. “Este ano eu resolvi não trazer nenhum nome em especial, para poder homenagear a todas as mulheres, cada uma de nós, especialmente as cristãs, conservadoras, que amam ser mãe e que defendem a vida”, declarou.
A deputada Marta Gonçalves (PSB) prestou homenagem às mães atípicas, às mulheres com deficiência e àquelas com doenças raras, apontando que elas enfrentam desafios diários com coragem, amor e determinação, superando barreiras e lutando por uma sociedade mais justa e inclusiva. “A todas as mulheres, minha admiração, respeito e gratidão, parabéns pelo nosso dia”, finalizou.
HOMENAGEADAS
Representando as demais agraciadas, a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho, destacou os esforços do Legislativo Cearense durante este mês de março em prol das mulheres. “Nós estamos realizando uma campanha que se chama ‘Mulheres Que Inspiram: Vozes, Conquistas e Futuro’, com uma agenda repleta de eventos, na qual nós falamos sobre a importância da participação da feminina na política, da importância do combate à violência doméstica e à violência de gênero, sobre solidariedade e sobre empatia”, detalhou.
.jpeg)
Romeu Aldigueri e Tainah Marinho participam da entrega do certificado em homenagem à vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero (centro) - Foto: Marcos Moura / Alece
Também homenageada, a vice-governadora do Ceará e secretária de Estado da Proteção Social, Jade Romero, ponderou sobre o contexto envolto na questão da igualdade de gênero. Segundo ela, por vezes a temática é, de forma equivocada, tratada como um embate em que homens e mulheres são colocados em lados opostos. “A gente está falando de uma sociedade justa, equânime, onde os homens são fundamentais para estarem ao nosso lado nas mais diversas lutas”, comentou.
Na avaliação da vice-governadora, uma das principais políticas públicas de gênero que devem ser trabalhadas são aquelas voltadas à autonomia financeira. Ela explicou que a maior parte dos beneficiados com programas como o Ceará Sem Fome e o Mais Infância são mulheres, isso se deve, de acordo com ela, porque majoritariamente elas são as responsáveis pela manutenção dos lares. “Quando a mulher consegue ascender, a vida da família melhora; quando uma mulher consegue ter a oportunidade de mudar de vida, todos aqueles que estão em seu entorno tem a sua vida mudada e transformada”, afirmou Jade Romero.
Ao todo, 65 mulheres foram agraciadas com certificados da Alece. Dentre as quais figuram a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Sales Leitão; a senadora Augusta Brito de Paula (PT-CE); e a primeira-dama de Caucaia e ex-deputada, estadual Érika Amorim.
Completaram a mesa da solenidade as deputadas subscritoras do requerimento que originou a homenagem Emilia Pessoa (PSDB), Jô Farias (PT) e Luana Régia (Cidadania).
Confira abaixo a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Necessidade de conter avanço da desertificação na Caatinga é defendida em audiência na Alece
Autor: Juliana Melo
Alece destaca importância de professores e demais trabalhadores da educação no CE
Autor: Ariadne Sousa