Marcos Cals reforça no Conexão Alece a importância da democracia e do parlamento aberto
Por Gleydson Silva07/04/2025 10:30 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:

O Conexão Alece, da Alece FM (96,7 MHz), recebeu, nesta segunda-feira (07/04), o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) Marcos Cals, que destacou a importância do parlamento aberto para o fortalecimento da democracia, compartilhou sua experiência à frente da Casa, os avanços institucionais durante sua gestão e os desafios enfrentados no Legislativo cearense.
Para o ex-presidente, o maior trunfo do Legislativo é a democracia, pois é o poder que permite que a população cobre de quem elegeu e deve representá-la. Na sua avaliação, quando um segmento da população está insatisfeito, ele não vai diretamente ao Executivo ou ao Judiciário, mas vai ao Parlamento.
“Ele vem, busca conversar com os seus representantes, e a pretensão deles é a de que aqueles representantes façam ressoar a sua vontade, a sua conquista ou não. Então, o Poder Legislativo é o poder mediador. Ele faz a mediação entre o Executivo e a mediação com o Judiciário”, disse.
Esse processo democrático, conforme ele, é muito importante para dar o equilíbrio de poder e também é a maior conquista que o Poder Legislativo pode dar ao povo. “As pessoas podem conversar diretamente com seus representantes. O Parlamento é totalmente aberto”, apontou.
Foi na gestão de Marcos Cals que a TV do Parlamento estadual foi inaugurada. De acordo com ele, a hoje Alece TV nasceu da necessidade de dar mais visibilidade à produção legislativa e aos mandatos dos deputados eleitos. “Muitas vezes, o deputado ia à tribuna, preparava, estudava para fazer um pronunciamento, e não saía uma linha no jornal. Então, pensei em termos a TV para levar o que é dito e debatido aqui dentro para a população. Muitas vezes, as pessoas elegem seus representantes e não têm a oportunidade de cobrar e nem de ver o trabalho deles”, observou.
Outro interesse com a emissora, segundo Marcos Cals, foi dar oportunidade para os artistas do Estado que não têm muitos recursos, mas precisam ser valorizados pelo povo. Em conjunto a isso, a necessidade de dar mais visibilidade aos debates nas comissões técnicas. “Os grandes debates não estão só no plenário, estão nas comissões. E não havia divulgação do trabalho das comissões. É lá que se aprofunda o debate, e tem o parecer do relator, que estuda para o apresentar”, disse.
Marcos Cals compartilhou que duas casas legislativas foram visitadas para conhecer a estrutura de suas emissoras de TV: em Goiás e Rio Grande do Sul, no entanto, em circuito fechado, ou seja, em TV por assinatura. Com o avanço do projeto, a Alece se tornou a primeira televisão em sinal aberto de uma assembleia legislativa no Brasil.
Você pode acompanhar a entrevista completa do ex-presidente da Alece Marcos Cals em que ele fala ainda sobre os desafios que enfrentou no seu primeiro mandato – quando foi o deputado mais jovem eleito no Brasil -, os desafios de estar à frente de um Parlamento, os avanços do Conselho de Ética da Casa, os detalhes de como foi pensada a Alece TV, o trabalho atualmente e outros assuntos no vídeo abaixo, da transmissão no YouTube.
SERVIÇO
Produzido por Kássia Braga e apresentado por Kézya Diniz, o Conexão Alece pode ser acessado no Alece Play. A novidade já pode ser baixada no Google Play, em celulares Android, ou acessada pelo navegador no celular, tablet, computador e smart TV.
O programa é transmitido também pelo canal da emissora no YouTube, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na Alece TV (31.1), às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no Alece Play e no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado na Alece nesta segunda
Autor: ALECE
Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade