Comissão da Infância realiza visita técnica ao Hospital Sopai
Por Narla Lopes30/04/2025 13:31 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

A Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na manhã desta quarta-feira (30/04), visita técnica ao Hospital Infantil Filantrópico Sopai, localizado no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza. O objetivo foi conhecer de perto o funcionamento da unidade, que oferece atendimento especializado a crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, tanto da Capital como de diversos municípios do Interior do Estado.
Participaram da agenda a presidente da Comissão, deputada Luana Régia (Cidadania), e a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho. Elas foram recebidas por representantes da direção do hospital e por profissionais da saúde que atuam na unidade.
Durante a visita, a primeira-dama Tainah Marinho ressaltou a importância do Sopai para o sistema público de saúde. “Estamos aqui com a comitiva da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, representando nosso presidente, deputado Romeu Aldigueri (PSB), e os deputados, para conhecer esse equipamento tão importante, que sem dúvida nenhuma faz a diferença na rede de saúde do Ceará”, afirmou.
Ela também comentou sobre o impacto da visita. “Foi um momento de esperança e sensibilidade. É muito bom estar aqui, conhecer melhor os profissionais, os pacientes, as famílias e suas histórias. Quero reforçar que, além de visitar e conhecer o trabalho do hospital, estamos aqui para agradecer e reconhecer esses profissionais, que são tão necessários para o nosso Estado”, completou.
A presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada Luana Régia, agradeceu a oportunidade de conhecer de perto a estrutura do Sopai e reafirmou o compromisso com a unidade. “Primeiramente, quero agradecer a Deus por nos permitir estar aqui, agradecer aos diretores e fundadores do hospital e dizer, com muita alegria, que a Assembleia Legislativa, os deputados e especialmente eu, como presidente da Comissão, estaremos sempre à disposição para ajudar no que for preciso”, destacou.
Ela também comentou o lado pessoal da visita. “Reafirmo aqui o meu compromisso com o hospital, não apenas como deputada, mas como mãe e como alguém que deseja o bem. O Sopai está de parabéns”, concluiu.
%20.jpg)
Deputada Luana Régia (Cidadania) (de blusa marrom) e primeira-dama da Alece, Tainah Marinho (blusa azul claro lisa), representaram o Legislativo Cearense na visita técnica - Foto: José Leomar / Alece
O CEO do hospital, Dr. Luiz Eugênio, agradeceu a presença da comitiva e destacou a relevância do momento para a instituição e para as famílias atendidas. “É uma honra receber essa visita institucional. Estou aqui também ao lado do nosso presidente, Dr. João França Neto, que representa a terceira geração da família que comanda este hospital”, ressaltou.
Em seguida, ele contou um pouco da trajetória da unidade. “Tudo começou com o patriarca, Dr. João França, o fundador do Sopai, em 1959. Hoje, o hospital tem cerca de 500 leitos, duas UTIs — uma pediátrica e uma neonatal — e 40 leitos para pacientes com doenças raras e neurológicas, sendo o maior serviço desse tipo no Estado”, informou.
Dr. Luiz Eugênio também comentou sobre o atual cenário da unidade. “Hoje estamos com 100% de ocupação nas duas UTIs, nos 40 leitos de cuidados especiais e nos 25 leitos de saúde mental. Temos ainda cinco crianças aguardando vaga para UTI. Isso mostra a relevância do Sopai para a rede pública de saúde do Ceará”, avaliou.
O pediatra Ricardo Sidou, diretor técnico do Sopai, falou sobre o papel da instituição como referência em pediatria. “Temos muito orgulho de fazer parte do SUS. Todo esse trabalho é para devolver as crianças às suas famílias e ao futuro delas — que também é o futuro da nossa sociedade”, afirmou, pedindo que, ao final da visita, “todos levassem o Sopai no coração”.
Na mesma linha, o médico Cristian Queirós destacou o comprometimento da equipe. “O Sopai é um exemplo vivo de como as coisas podem mudar para melhor, porque aqui o compromisso é com a assistência em primeiro lugar. Quem conhece nosso trabalho percebe que aqui dentro não é só um trabalho — aqui, a gente modifica vidas”, afirmou.
HISTÓRIA DE AMOR E DE RESISTÊNCIA
Durante a visita, dona Francidalva emocionou os parlamentares ao compartilhar a história da neta Ana Raelly, internada desde os quatro meses de vida. Hoje com sete anos, a menina vive no Sopai, onde recebe cuidados contínuos devido a uma atrofia muscular diagnosticada na primeira infância.
“O Sopai é um hospital muito bom, que nos acompanha desde o início. A equipe é maravilhosa, e o doutor Eugênio luta muito por nós. Hoje, nós moramos aqui. A gente vive para ela”, contou emocionada.
Francidalva explicou que a neta nasceu saudável, mas, aos quatro meses, começou a apresentar cansaço respiratório, inicialmente confundido com asma. Após passagens por diferentes unidades de saúde e exames realizados em São Paulo, foi confirmada a atrofia. Desde então, Ana Raelly depende de aparelhos para respirar e se alimentar. “A gente vive dentro do hospital e acredita que, em nome de Jesus, um dia vamos voltar para casa”, completou.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Terceiro Expediente recebe o deputado Antônio Granja nesta sexta
Autor: Da Redação / com Assessoria