Questão de Ordem destaca competição mundial da Nasa vencida por brasileiros
Por Guilherme de Andrade/com Assessoria06/06/2025 15:19 | Atualizado há 14 horas
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), desta sexta-feira (06/06), a partir das 19h30, entrevista o engenheiro e cientista da computação, Marcos Linhares. Ele comenta sobre o projeto Nasa Space APPS Campinas e a competição vencida por alunos da Unicamp.
Desde 2019, Marco lidera o Nasa International Space Apps Challenge em cidades do interior de São Paulo, como Campinas. Esta é uma competição mundial de inovação da NASA, na forma de um hackathon, para estimular jovens a criar soluções para desafios do planeta Terra e do espaço. Sob sua organização e liderança, Campinas tornou-se a 22ª cidade no mundo a enviar mais projetos para a NASA.
Pelo segundo ano consecutivo, alunos da Unicamp venceram o desafio Nasa International Space Apps Challenge. A competição envolveu estudantes de 163 países. Formada por seis estudantes de engenharia de computação, a equipe da Unicamp desenvolveu uma experiência imersiva na qual o usuário explora um museu virtual que conecta sistemas e fenômenos globais, aumentando a conscientização sobre as mudanças climáticas e os seus impactos no planeta.
“Connected Earth Museum”, esse foi o nome escolhido para a equipe brasileira que venceu o desafio na categoria “Arte e Tecnologia”, que contou com outros 93.520 participantes de todas as regiões do mundo. Os membros do time foram Gabriel Alexander Toledo Mendes, Luc Joffily Ribas, Lucas Nogueira Roberto, Matheus Gasparotto Lozano, Pedro Carvalho Cintra e Riccardo Carvalho Sofer.
“A conquista desta edição ressalta como é fundamental gerar oportunidades que permitam às pessoas desenvolver seu potencial ao máximo, unindo ciência e tecnologia para criar soluções de impacto”, comenta Marcos Linhares.
ENTREVISTADO
Marcos Linhares é engenheiro e cientista formado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com especialização em Tecnologias Exponenciais pela Singularity University, na Dinamarca e no Vale do Silício, onde ficou imerso em uma base militar da Nasa realizando pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras.
Foi um dos idealizadores do Master Business Exponencial Unicamp, primeiro programa Lato sensu em execução da Unicamp, com disciplinas de Felicidade, Ética, moral e justiça, diversidade, Empreendedorismo de impacto, Tecnologias exponenciais, Alta performance e Gestão do futuro, sendo também professor de Gestão do futuro.
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30, na Alece TV (canal 31.1). A reprise acontece às 7h do dia seguinte. Também é transmitido pela Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h. A atração também fica disponível no YouTube da Alece TV e na plataforma Alece Play.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Ações preventivas de saúde mental para profissionais da segurança pública no CE são cobradas em audiência na CDHC
Autor: Juliana Melo
Impacto social da Creche Amadeu Barros Leal é destaque em sessão solene na Alece
Autor: Pedro Emmanuel Goes