Notícias

Mesa Diretora da Alece anuncia os quatro primeiros agraciados da Medalha Paulo Bonavides

Por Luciana Meneses
15/07/2025 12:18 | Atualizado há 10 horas

Compartilhe esta notícia:

A reunião da Mesa Diretora aconteceu no Salão Nobre da Presidência da Alece - Foto: Paulo Rocha

Os deputados que compõem a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) se reuniram, na manhã desta terça-feira (15/07), no Salão Nobre da Presidência, para definir os quatro primeiros agraciados com a Medalha Paulo Bonavides. 

Conforme explicou o presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), a honraria será dedicada a personalidades do universo jurídico de todo o Brasil e será entregue durante solenidade especial realizada sempre no dia 11 de agosto, Dia do Advogado e da Advogada. 

“Todo ano, nós faremos a entrega da medalha a quatro personalidades do mundo jurídico que deram contribuição significativa ao Direito do nosso País. É importante ressaltar a escolha do nome de Paulo Bonavides para a medalha, esse ícone do direito internacional, que é cearense. Um dos mais respeitados juristas do mundo ocidental e referência internacional em vários direitos: francês, espanhol, italiano, alemão, além do direito brasileiro e português”, explicou o parlamentar. 

Os quatro primeiros agraciados para receber a honraria serão o jurista Paulo Gonet, procurador-geral da República; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos; a ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha; e o jurista Martônio Mont’Alverne. 

O presidente Romeu Aldigueri falou sobre as expectativas para o segundo semestre. Foto: Paulo Rocha.

SEGUNDO SEMESTRE

Em coletiva à imprensa, Romeu Aldigueri externou suas expectativas em relação às atividades do segundo semestre na Alece. Sobre as sessões plenárias, ele reforçou que, às terças, quartas e quintas-feiras, 15 deputados poderão se pronunciar, seguindo ordem alfabética, antecipando, assim, dia e horário específico de cada um. 

“Sendo assim, durante toda a semana, os 45 deputados e deputadas terão vez e voz na tribuna, como pede a democracia, socializando e dando oportunidade a todos os deputados, seja de situação ou oposição. Na quarta-feira, será obrigatória a presença de todos os parlamentares, reforçando assim o papel do Plenário 13 de Maio como o grande espaço de cultura, de debates e tradição democrática do estado do Ceará que é”, salientou.

O deputado comentou ainda sobre o início do projeto Ceará de Valores. “Nós pretendemos iniciar esse projeto no final de agosto para capacitar 20 mil jovens cearenses. Vamos percorrer o Estado todo, levando uma primeira oportunidade, uma primeira chance, inovação e empreendedorismo, usando as boas experiências de cearenses que cresceram na vida nas suas mais diversas áreas de atuação, para dar bons exemplos à nossa juventude, fazendo-a pensar para otimizar caminhos e expandir horizontes”, detalhou. 

Estiveram na reunião os deputados De Assis Diniz (PT), Felipe Mota (União) e Emília Pessoa (PSDB). Já os deputados João Jaime (Progressistas), Larissa Gaspar (PT) e Luana Régia (Cidadania) participaram de forma remota.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também