Oradores

Guilherme Sampaio enfatiza necessidade de combater crimes sexuais com maior rigor

Por Gleydson Silva
13/08/2025 12:02 | Atualizado há 13 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Guilherme Sampaio (PT) - Foto: Júnior Pio

O deputado Guilherme Sampaio (PT) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (13/08), a necessidade de o Estado brasileiro combater crimes de abuso sexual com maior rigor, assim como fortalecer a prevenção desses crimes.

De acordo com o líder do Governo da Alece, “a prática do estupro” não escolhe profissão, havendo estupradores até em hospitais e igrejas. “Pelo caráter hediondo desse tipo de crime, é inadmissível que o Estado não use o máximo de rigor para prevenir e punir esse tipo de crime”, pontuou.

Na avaliação de Guilherme Sampaio, o que mais contribui para essas práticas criminosas são falas de líderes políticos que acabam por “vulgarizar o crime”. “Isso vai ajudando a criar na cultura da sociedade uma percepção de que essa prática pode se perpetuar”, observou.

O deputado defendeu também a regulação das redes sociais como uma forma de inibir “a cultura do estupro e do machismo”. “Espero que o Congresso Nacional dê essa resposta para a sociedade. Precisou vir um influenciador falar o óbvio para que o Congresso se debruce sobre esse tema”, apontou.

O deputado comentou ainda o pronunciamento do deputado David Vasconcelos (PL), também nesta quarta-feira, que cobrou a tramitação de um projeto que dispõe sobre o serviço de videomonitoramento de segurança em unidades escolares do Ceará. Na avaliação do líder do Governo, o projeto pode não ter avançado nas comissões por gerar despesa ao Estado. “Podemos avaliar juntos depois, mas essa matéria talvez não foi votada para não prejudicá-la, para que ela continue suscitando o bom debate, favorecer a intenção do autor, e não prejudicá-lo”, disse.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também