Solene na Alece celebra a mulher negra latino-americana e caribenha
Por Guilherme de Andrade14/08/2025 13:40 | Atualizado há 3 dias
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza sessão solene, na próxima segunda-feira (18/08), para comemorar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. O evento acontece no Plenário 13 de Maio e atende a requerimento da deputada Larissa Gaspar (PT), com subscrição de Missias Dias (PT) e Agenor Neto (MDB).
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado anualmente em 25 de julho, foi criado em 1992, durante o primeiro Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, realizado em Santo Domingos, na República Dominicana, explica Larissa Gaspar. Desse movimento surgiu a Rede de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, que, junto à Organização das Nações Unidas (ONU), lutou para o reconhecimento da data.
Já o Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra foi instituído pela Lei n.º 12.987/2014, de 2 de junho de 2014. Larissa Gaspar ressalta que Tereza se tornou rainha do quilombo Quariterê depois da morte do seu companheiro, José Piolho. “Através da sua liderança, resistiram à escravidão por duas décadas, até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças do governador da capitania do Mato Grosso, Luiz Pinto de Souza Coutinho”, pontua.
“A data é um marco na luta contra o racismo e uma oportunidade para trazer esse tema à tona, pois os dados sobre violência e desigualdade demonstram a realidade que atinge massivamente, de forma perversa, a população negra, principalmente mulheres, incluídas as transexuais”, enfatiza Larissa Gaspar.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Questão de Ordem destaca curso preparatório da Alece para o CNU
Autor: Amanda Andrade*/ com Assessoria